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Clase: Relatório de Pesquisa
Título : Bingo didático: aprendendo a historia do Brasil do seculo XX e XXI
Autor(es): Lima Junior, Paulo Vieira
Orientador: Umbelino, Tâmara Lis Reis
Co-orientador: Carvalho, Débora Cristina Alexandre Bastos e Monteiro de
Resumo: Através do curso de especialização Mídias na Educação foi possível debater diversos recursos aliados à tecnologia que podem ser ferramentas para o constante processo de construção de conhecimentos. Um deles foi a produção de um site em que as ideias trabalhadas durante o curso pudessem ser discutidas e disponibilizadas para outros pesquisadores. Este trabalho buscou relacionar dois desses recursos: a técnica de gamificação, que é a utilização de elementos dos jogos e o uso da fotografia como forma de linguagem não escrita. Esta conexão foi possível através de uma proposta de adaptação do jogo tradicional de bingo. A adaptação teve o intuito de trabalhar o conhecimento específico de história, em particular, os conteúdos de história do Brasil do século XX e XXI de forma não tradicional, trazendo o lado motivador dos jogos para o ensino. A presente proposta pode ser adaptada a qualquer nível de ensino e a qualquer conteúdo, não necessariamente de história. Além disso, é um projeto que pode também trabalhar conteúdos interrelacionados.
Resumen : Through the specialization course Media in Education it was possible to discuss several resources allied to technology that can be tools for the constant process of knowledge construction. One of them was the production of a website where ideas worked during the course could be discussed and made available to other researchers. This work sought to relate two of these resources: the technique of gamification, which is the use of elements of the games and the use of photography as a form of unwritten language. This connection was made possible by an adaptation proposal of the traditional bingo game. The adaptation was designed to work the specific knowledge of history, in particular, the contents of history of Brazil of the twentieth and twenty century in a non traditional way, bringing the motivating side of the games for teaching. This proposal can be adapted to any level of education and any content, not necessarily history. In addition, it is a project that can also work on interrelated content.
Palabras clave : Jogos
História
Gamificação
Fotografia
Ensino
Games
Story
Gamification
Photography
Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11131
Fecha de publicación : 16-feb-2019
Aparece en las colecciones: Especialização em Mídias na Educação



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