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dc.contributor.advisor1Umbelino, Tâmara Lis Reis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7911716429542965pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carvalho, Débora Cristina Alexandre Bastos e Monteiro de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9541926142657542pt_BR
dc.creatorLima Junior, Paulo Vieira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-14T19:49:18Z-
dc.date.available2019-10-11-
dc.date.available2019-10-14T19:49:18Z-
dc.date.issued2019-02-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11131-
dc.description.abstractThrough the specialization course Media in Education it was possible to discuss several resources allied to technology that can be tools for the constant process of knowledge construction. One of them was the production of a website where ideas worked during the course could be discussed and made available to other researchers. This work sought to relate two of these resources: the technique of gamification, which is the use of elements of the games and the use of photography as a form of unwritten language. This connection was made possible by an adaptation proposal of the traditional bingo game. The adaptation was designed to work the specific knowledge of history, in particular, the contents of history of Brazil of the twentieth and twenty century in a non traditional way, bringing the motivating side of the games for teaching. This proposal can be adapted to any level of education and any content, not necessarily history. In addition, it is a project that can also work on interrelated content.pt_BR
dc.description.resumoAtravés do curso de especialização Mídias na Educação foi possível debater diversos recursos aliados à tecnologia que podem ser ferramentas para o constante processo de construção de conhecimentos. Um deles foi a produção de um site em que as ideias trabalhadas durante o curso pudessem ser discutidas e disponibilizadas para outros pesquisadores. Este trabalho buscou relacionar dois desses recursos: a técnica de gamificação, que é a utilização de elementos dos jogos e o uso da fotografia como forma de linguagem não escrita. Esta conexão foi possível através de uma proposta de adaptação do jogo tradicional de bingo. A adaptação teve o intuito de trabalhar o conhecimento específico de história, em particular, os conteúdos de história do Brasil do século XX e XXI de forma não tradicional, trazendo o lado motivador dos jogos para o ensino. A presente proposta pode ser adaptada a qualquer nível de ensino e a qualquer conteúdo, não necessariamente de história. Além disso, é um projeto que pode também trabalhar conteúdos interrelacionados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectStorypt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleBingo didático: aprendendo a historia do Brasil do seculo XX e XXIpt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
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