Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11102
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
anapaulamedeirosgomes.pdf363.13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: Gamificação: estratégias de motivação na aprendizagem
Autor(es): Gomes, Ana Paula Medeiros
Primeiro Orientador: Toledo, Leonardo
Membro da banca: Volpato, Gillian Mariana Luciano
Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta do uso de estratégias da gamificação para aprendizagem com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da E. E. Professor Adelardo da Cunha na cidade de Peçanha-MG. A experiência ocorreu entre novembro e dezembro de 2018, aplicada como incentivo à leitura, explorada em sua diversidade e no cotidiano dos alunos. As tarefas foram realizadas em três etapas, demonstrando que uma atividade fundamentada em contextos de aprendizagem mediados por desafios, entretenimento, engajamento, ludicidade e outros aspectos da gamificação, apontam pontos positivos coerentes com a literatura da temática. A análise dos dados coletados em pesquisa com alunos e professores e a observação sobre os resultados alcançados, aponta que a metodologia auxilia na promoção do protagonismo e engajamento do estudante.
Abstract: -
Palavras-chave: Gamificação
Aprendizagem
Desafios
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11102
Data do documento: 23-Fev-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Mídias na Educação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons