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dc.contributor.advisor1Toledo, Leonardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Volpato, Gillian Mariana Luciano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7294799320559652pt_BR
dc.creatorGomes, Ana Paula Medeiros-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-14T19:33:24Z-
dc.date.available2019-10-09-
dc.date.available2019-10-14T19:33:24Z-
dc.date.issued2019-02-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11102-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma proposta do uso de estratégias da gamificação para aprendizagem com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da E. E. Professor Adelardo da Cunha na cidade de Peçanha-MG. A experiência ocorreu entre novembro e dezembro de 2018, aplicada como incentivo à leitura, explorada em sua diversidade e no cotidiano dos alunos. As tarefas foram realizadas em três etapas, demonstrando que uma atividade fundamentada em contextos de aprendizagem mediados por desafios, entretenimento, engajamento, ludicidade e outros aspectos da gamificação, apontam pontos positivos coerentes com a literatura da temática. A análise dos dados coletados em pesquisa com alunos e professores e a observação sobre os resultados alcançados, aponta que a metodologia auxilia na promoção do protagonismo e engajamento do estudante.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGamificação: estratégias de motivação na aprendizagempt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
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