https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11081
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
analuisalealbarroso.pdf | 687.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Direito à educação e inclusão das pessoas com surdez |
Autor(es): | Barroso, Ana Luísa Leal |
Orientador: | Passos, Aline Araújo |
Miembros Examinadores: | Salles, Raquel Bellini de Oliveira |
Miembros Examinadores: | Mendes, Rodrigo Geraldo |
Resumo: | O presente trabalho tem por escopo analisar a legislação internacional e brasileira sob a perspectiva do modelo social de deficiência e dos direitos humanos, e em particular o direito à educação. Será analisado o caso específico das pessoas com surdez, levando-se em conta sua peculiaridade linguística e processos como o da construção da identidade pelo sujeito surdo, relacionando-o à evolução da legislação no Brasil e no Município de Juiz de Fora. Espera-se, ao fim, demonstrar que o direito à educação bilíngue da minoria surda, já amplamente positivado, é também uma questão cultural e não vem sendo efetivado através das posturas e políticas públicas previstas na legislação, para contribuir com a luta do movimento social dos surdos em Juiz de Fora, viabilizando demandas administrativas e judiciais frente à prefeitura de Juiz de Fora e a Corte Interamericana de Direitos Humanos. |
Resumen : | This article aims to analyze the international and brazilian laws under the perspective of the social model of disability and human rights, especially the right to education. The specific situation of the deaf community will be addressed by taking in into account their linguistic peculiarity and the identity construction process of the deaf subject, as well as approaching the historical evolution of federal and municipal legislative provisions. Finally, it is hoped to demonstrate that the deaf community’s right to a bilingual education, which has been widely regulated, is also a cultural matter and hasn’t been effectuated through the public policies that the law suggests. Moreover, it is intended to present some contribution to the social movement of the deaf in Juiz de Fora by giving some argumentative substrate to its claiming for rights in the local court and municipal government, aside from the Inter-American Court of Human Rights. |
Palabras clave : | Direito à educação Pessoas com deficiência Direitos humanos Inclusão Surdez Educação bilíngue para surdos Right to education Persons with disabilities Human rights Inclusion Deafness Bilingual education for the deaf |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Direito |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11081 |
Fecha de publicación : | 27-jun-2019 |
Aparece en las colecciones: | Faculdade de Direito - TCC Graduação |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons