https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11081
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
analuisalealbarroso.pdf | 687.59 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Passos, Aline Araújo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1005013732797485 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Salles, Raquel Bellini de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1108682555884502 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mendes, Rodrigo Geraldo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Barroso, Ana Luísa Leal | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7357859668624875 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-10T20:12:59Z | - |
dc.date.available | 2019-10-01 | - |
dc.date.available | 2019-10-10T20:12:59Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11081 | - |
dc.description.abstract | This article aims to analyze the international and brazilian laws under the perspective of the social model of disability and human rights, especially the right to education. The specific situation of the deaf community will be addressed by taking in into account their linguistic peculiarity and the identity construction process of the deaf subject, as well as approaching the historical evolution of federal and municipal legislative provisions. Finally, it is hoped to demonstrate that the deaf community’s right to a bilingual education, which has been widely regulated, is also a cultural matter and hasn’t been effectuated through the public policies that the law suggests. Moreover, it is intended to present some contribution to the social movement of the deaf in Juiz de Fora by giving some argumentative substrate to its claiming for rights in the local court and municipal government, aside from the Inter-American Court of Human Rights. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por escopo analisar a legislação internacional e brasileira sob a perspectiva do modelo social de deficiência e dos direitos humanos, e em particular o direito à educação. Será analisado o caso específico das pessoas com surdez, levando-se em conta sua peculiaridade linguística e processos como o da construção da identidade pelo sujeito surdo, relacionando-o à evolução da legislação no Brasil e no Município de Juiz de Fora. Espera-se, ao fim, demonstrar que o direito à educação bilíngue da minoria surda, já amplamente positivado, é também uma questão cultural e não vem sendo efetivado através das posturas e políticas públicas previstas na legislação, para contribuir com a luta do movimento social dos surdos em Juiz de Fora, viabilizando demandas administrativas e judiciais frente à prefeitura de Juiz de Fora e a Corte Interamericana de Direitos Humanos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Educação bilíngue para surdos | pt_BR |
dc.subject | Right to education | pt_BR |
dc.subject | Persons with disabilities | pt_BR |
dc.subject | Human rights | pt_BR |
dc.subject | Inclusion | pt_BR |
dc.subject | Deafness | pt_BR |
dc.subject | Bilingual education for the deaf | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO | pt_BR |
dc.title | Direito à educação e inclusão das pessoas com surdez | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Faculdade de Direito - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License