Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11050
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
barbaraalinemerottodasilva.pdf1.32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Marketing esportivo como estratégia social na consolidação de uma campanha de doação de sangue
Autor(es): Pinto, Ayane Cristina Martins Germano
Silva, Bárbara Aline Merotto da
Primeiro Orientador: Guerra, Márcio de Oliveira
Membro da banca: Lopes, Érika Savernini
Membro da banca: Coutinho, Iluska Maria da Silva
Resumo: Este trabalho é o Memorial Descritivo que apresenta o processo de desenvolvimento da campanha de doação de sangue “Minha Torcida é a Maior” apresentada como Trabalho de conclusão de Curso da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de juiz de Fora. O trabalho tem como objetivo analisar a eficácia de uma campanha que visa o marketing social e que é motivada pelo marketing esportivo, através da rivalidade entre torcedores de quatro grandes times de futebol carioca – Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco - utilizada como estratégia promocional e publicitária na internet em prol do aumento das doações de sangue. A produção de três vídeos case embasa a parte prática deste trabalho. O Memorial Descritivo aborda e conceitua os principais temas relacionados ao mote da campanha, como comunicação, marketing, marketing social e marketing esportivo. Traz ainda um breve histórico sobre a doação de sangue no Brasil, o surgimento dos hemocentros no país finalizando com uma reflexão sobre o desfecho da campanha e sobre a importância do doador voluntário de sangue.
Abstract: -
Palavras-chave: Jornalismo
Marketing
Marketing social
Esporte
Causa social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11050
Data do documento: 12-Dez-2018
Aparece nas coleções:Jornalismo - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons