https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11012
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
simonitedesco.pdf | 425.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Os momentos de formação continuada e a construção de propostas de inclusão de alunos com deficiência em turmas regulares |
Autor(es): | Tedesco, Simoni |
Primeiro Orientador: | Martins, Elita Betania de Andrade |
Membro da banca: | Oliveira, Juliana Célia de |
Membro da banca: | Martins, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp |
Resumo: | O presente texto apresenta um projeto de intervenção que teve como objetivo desenvolver um plano de ação para auxiliar o trabalho das professoras responsáveis pela turma de 5º ano. Para isso, foram consultados autores como Mendes (2007), Vilaronga (2014) e Zerbato (2014) e foi desenvolvido a partir de observações da referida sala de aula na qual estava inserida uma aluna com múltiplas deficiências e da organização de momentos de formação continuada envolvendo as professoras responsáveis pela turma. Tais momentos além de possibilitarem o conhecimento sobre temas como autismo e deficiência visual, permitiu também a construção de propostas pedagógicas mais apropriadas a aluna. Os resultados obtidos reforçaram os momentos de formação continuada como importantes oportunidades para definição de caminhos que contribuam para que a escola cumpra com êxito o seu objetivo na inclusão de alunos com deficiência em turmas regulares |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Inclusão escolar Formação continuada Intervenção pedagógica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11012 |
Data do documento: | 25-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons