Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11012
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
simonitedesco.pdf425.57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Martins, Elita Betania de Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9432703757983593pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Juliana Célia de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6304884013075881pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5253778782445993pt_BR
dc.creatorTedesco, Simoni-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0126978649992147pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-08T16:45:07Z-
dc.date.available2019-09-27-
dc.date.available2019-10-08T16:45:07Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11012-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente texto apresenta um projeto de intervenção que teve como objetivo desenvolver um plano de ação para auxiliar o trabalho das professoras responsáveis pela turma de 5º ano. Para isso, foram consultados autores como Mendes (2007), Vilaronga (2014) e Zerbato (2014) e foi desenvolvido a partir de observações da referida sala de aula na qual estava inserida uma aluna com múltiplas deficiências e da organização de momentos de formação continuada envolvendo as professoras responsáveis pela turma. Tais momentos além de possibilitarem o conhecimento sobre temas como autismo e deficiência visual, permitiu também a construção de propostas pedagógicas mais apropriadas a aluna. Os resultados obtidos reforçaram os momentos de formação continuada como importantes oportunidades para definição de caminhos que contribuam para que a escola cumpra com êxito o seu objetivo na inclusão de alunos com deficiência em turmas regularespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOs momentos de formação continuada e a construção de propostas de inclusão de alunos com deficiência em turmas regularespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons