Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11012
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
simonitedesco.pdf425.57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Os momentos de formação continuada e a construção de propostas de inclusão de alunos com deficiência em turmas regulares
Author: Tedesco, Simoni
First Advisor: Martins, Elita Betania de Andrade
Referee Member: Oliveira, Juliana Célia de
Referee Member: Martins, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp
Resumo: O presente texto apresenta um projeto de intervenção que teve como objetivo desenvolver um plano de ação para auxiliar o trabalho das professoras responsáveis pela turma de 5º ano. Para isso, foram consultados autores como Mendes (2007), Vilaronga (2014) e Zerbato (2014) e foi desenvolvido a partir de observações da referida sala de aula na qual estava inserida uma aluna com múltiplas deficiências e da organização de momentos de formação continuada envolvendo as professoras responsáveis pela turma. Tais momentos além de possibilitarem o conhecimento sobre temas como autismo e deficiência visual, permitiu também a construção de propostas pedagógicas mais apropriadas a aluna. Os resultados obtidos reforçaram os momentos de formação continuada como importantes oportunidades para definição de caminhos que contribuam para que a escola cumpra com êxito o seu objetivo na inclusão de alunos com deficiência em turmas regulares
Abstract: -
Keywords: Inclusão escolar
Formação continuada
Intervenção pedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11012
Issue Date: 25-May-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons