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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação inclusiva à luz da perspectiva interseccional: apontamentos para a democratização da práxis escolar
Autor(es): Moreira, Raquel Almeida
Primeiro Orientador: Mendes, Rodrigo Geraldo
Membro da banca: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Membro da banca: Jesus, Alan Willian de
Resumo: O presente artigo apresenta a formulação, desenvolvimento e relatório de um projeto de Ensino Fundamental, em uma escola da Rede Municipal de Juiz de Fora, localizada no estado de Minas diversas possibilidades de democratização do ensino, mediante a ressignificação do olhar para a diferença, da valorização da diversidade social e desenvolvimento das potencialidades e autonomia discentes, bem como que ainda há certo desconhecimento e permanência de e/ou sobre certos grupos sociais no âmbito escolar; objetivamos com esta intervenção abordar a temática de maneira dinâmica, lúdica e acessível as/aos estudantes, de modo a promover maior conscientização quanto a amplitude e contribuições de tal perspectiva. Dentre os objetivos da intervenção, Mantoan (2003), Deimling & Moscardini (2012), Potvin (2012), dentre outrxs, não apenas como algo exclusivamente ligado à questão da deficiência, posto que trata-se de uma mudança de paradigma que visa implementar profundas mudanças no contexto educacional em prol da equidade, a fim de que este possa ser efetivamente humanizado, democrático e inclusivo para todos os indivíduos, independente de seus marcadores sociais. Além disso,procedemos à uma abordagem interseccional do tema, ou seja, que analisa tais marcadores sociais que influenciam a trajetória dos indivíduos não de maneira isolada e desconexa, mas em suas inter-relações, estimulando reflexões acerca dos diferentes impactos que exercem sobre as/os discentes, atentando para multiplicidade de demandas pedagógicas que cada contexto educacional apresenta
Abstract: -
Palavras-chave: Educação inclusiva
Interseccionalidade
Intervenção pedagógica
Ensino democrático
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10994
Data do documento: 25-Mai-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



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