Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10994
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
raquelalmeidamoreira.pdf1.78 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Educação inclusiva à luz da perspectiva interseccional: apontamentos para a democratização da práxis escolar
Autor(es): Moreira, Raquel Almeida
Orientador: Mendes, Rodrigo Geraldo
Miembros Examinadores: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Miembros Examinadores: Jesus, Alan Willian de
Resumo: O presente artigo apresenta a formulação, desenvolvimento e relatório de um projeto de Ensino Fundamental, em uma escola da Rede Municipal de Juiz de Fora, localizada no estado de Minas diversas possibilidades de democratização do ensino, mediante a ressignificação do olhar para a diferença, da valorização da diversidade social e desenvolvimento das potencialidades e autonomia discentes, bem como que ainda há certo desconhecimento e permanência de e/ou sobre certos grupos sociais no âmbito escolar; objetivamos com esta intervenção abordar a temática de maneira dinâmica, lúdica e acessível as/aos estudantes, de modo a promover maior conscientização quanto a amplitude e contribuições de tal perspectiva. Dentre os objetivos da intervenção, Mantoan (2003), Deimling & Moscardini (2012), Potvin (2012), dentre outrxs, não apenas como algo exclusivamente ligado à questão da deficiência, posto que trata-se de uma mudança de paradigma que visa implementar profundas mudanças no contexto educacional em prol da equidade, a fim de que este possa ser efetivamente humanizado, democrático e inclusivo para todos os indivíduos, independente de seus marcadores sociais. Além disso,procedemos à uma abordagem interseccional do tema, ou seja, que analisa tais marcadores sociais que influenciam a trajetória dos indivíduos não de maneira isolada e desconexa, mas em suas inter-relações, estimulando reflexões acerca dos diferentes impactos que exercem sobre as/os discentes, atentando para multiplicidade de demandas pedagógicas que cada contexto educacional apresenta
Resumen : -
Palabras clave : Educação inclusiva
Interseccionalidade
Intervenção pedagógica
Ensino democrático
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10994
Fecha de publicación : 25-may-2019
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons