Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10994
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
raquelalmeidamoreira.pdf1.78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mendes, Rodrigo Geraldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1275813674019327pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Núbia Aparecida Schaper-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3157421070865791pt_BR
dc.contributor.referee2Jesus, Alan Willian de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8527713159699794pt_BR
dc.creatorMoreira, Raquel Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-27T13:21:13Z-
dc.date.available2019-09-26-
dc.date.available2019-09-27T13:21:13Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10994-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo apresenta a formulação, desenvolvimento e relatório de um projeto de Ensino Fundamental, em uma escola da Rede Municipal de Juiz de Fora, localizada no estado de Minas diversas possibilidades de democratização do ensino, mediante a ressignificação do olhar para a diferença, da valorização da diversidade social e desenvolvimento das potencialidades e autonomia discentes, bem como que ainda há certo desconhecimento e permanência de e/ou sobre certos grupos sociais no âmbito escolar; objetivamos com esta intervenção abordar a temática de maneira dinâmica, lúdica e acessível as/aos estudantes, de modo a promover maior conscientização quanto a amplitude e contribuições de tal perspectiva. Dentre os objetivos da intervenção, Mantoan (2003), Deimling & Moscardini (2012), Potvin (2012), dentre outrxs, não apenas como algo exclusivamente ligado à questão da deficiência, posto que trata-se de uma mudança de paradigma que visa implementar profundas mudanças no contexto educacional em prol da equidade, a fim de que este possa ser efetivamente humanizado, democrático e inclusivo para todos os indivíduos, independente de seus marcadores sociais. Além disso,procedemos à uma abordagem interseccional do tema, ou seja, que analisa tais marcadores sociais que influenciam a trajetória dos indivíduos não de maneira isolada e desconexa, mas em suas inter-relações, estimulando reflexões acerca dos diferentes impactos que exercem sobre as/os discentes, atentando para multiplicidade de demandas pedagógicas que cada contexto educacional apresentapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino democráticopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação inclusiva à luz da perspectiva interseccional: apontamentos para a democratização da práxis escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons