https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10994
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
raquelalmeidamoreira.pdf | 1.78 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mendes, Rodrigo Geraldo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1275813674019327 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Núbia Aparecida Schaper | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3157421070865791 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Jesus, Alan Willian de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8527713159699794 | pt_BR |
dc.creator | Moreira, Raquel Almeida | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-27T13:21:13Z | - |
dc.date.available | 2019-09-26 | - |
dc.date.available | 2019-09-27T13:21:13Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10994 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo apresenta a formulação, desenvolvimento e relatório de um projeto de Ensino Fundamental, em uma escola da Rede Municipal de Juiz de Fora, localizada no estado de Minas diversas possibilidades de democratização do ensino, mediante a ressignificação do olhar para a diferença, da valorização da diversidade social e desenvolvimento das potencialidades e autonomia discentes, bem como que ainda há certo desconhecimento e permanência de e/ou sobre certos grupos sociais no âmbito escolar; objetivamos com esta intervenção abordar a temática de maneira dinâmica, lúdica e acessível as/aos estudantes, de modo a promover maior conscientização quanto a amplitude e contribuições de tal perspectiva. Dentre os objetivos da intervenção, Mantoan (2003), Deimling & Moscardini (2012), Potvin (2012), dentre outrxs, não apenas como algo exclusivamente ligado à questão da deficiência, posto que trata-se de uma mudança de paradigma que visa implementar profundas mudanças no contexto educacional em prol da equidade, a fim de que este possa ser efetivamente humanizado, democrático e inclusivo para todos os indivíduos, independente de seus marcadores sociais. Além disso,procedemos à uma abordagem interseccional do tema, ou seja, que analisa tais marcadores sociais que influenciam a trajetória dos indivíduos não de maneira isolada e desconexa, mas em suas inter-relações, estimulando reflexões acerca dos diferentes impactos que exercem sobre as/os discentes, atentando para multiplicidade de demandas pedagógicas que cada contexto educacional apresenta | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Interseccionalidade | pt_BR |
dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Ensino democrático | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva à luz da perspectiva interseccional: apontamentos para a democratização da práxis escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License