https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10991
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
nataliafrancosiqueira.pdf | 280.56 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Desenho universal para a prendizagem: como planejar aulas/atividades inclusivas para todos |
Author: | Siqueira, Natália Franco |
First Advisor: | Vianna, Márcia Marin |
Referee Member: | Antunes, Katiuscia Cristina Vargas |
Referee Member: | Cunha, Thenner Freitas da |
Resumo: | O presente trabalho descreve a intervenção pedagógica que foi elaborada e aplicada como produto final e trabalho de conclusão de curso da Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares. Esta proposta surgiu a partir da seguinte questão: como planejar aulas/atividades para todos os estudantes, considerando suas diferenças e peculiaridades? Deste modo, um planejamento e confecção de recursos foram elaborados seguindo os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem, com o objetivo geral de promover os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) no planejamento de aulas/atividades na disciplina de Língua Portuguesa. Os objetivos específicos foram: elaborar um material didático, considerando os princípios do desenho universal para a aprendizagem, envolvendo um tópico gramatical da Língua Portuguesa referente ao nono ano do ensino fundamental; e aplicar uma atividade didática, usando o material elaborado, numa turma de uma escola pública, que tem um estudante com deficiência. A participação e o empenho dos alunos me surpreenderam positivamente, visto que todos, sem exceção, mesmo os que apresentam dificuldades, sem ter deficiência, participaram ativamente da aula, o que nem sempre ocorre. Esse é um sinal de que um planejamento das aulas, que contemple os princípios do DUA, pode, sim, alcançar diferentes estilos de aprendizagem e diferentes formas de compreensão, a partir de diferentes metodologias e do engajamento dos próprios alunos. Há necessidade de outros momentos e outras atividades como essa para consolidar essa ideia, mas é uma forte hipótese. Com a experiência dessa intervenção, concluo que é possível planejar aulas inclusivas, é possível basear-se nos princípios do DUA para atingir satisfatoriamente os objetivos de aprendizagem. Planejar aulas que contemplem os princípios do desenho universal para a aprendizagem seria o ideal, a meu ver, para promover um ensino que atenda à diversidade presente nas salas de aula, principalmente aos estudantes com necessidades educacionais especiais |
Abstract: | - |
Keywords: | Desenho universal para a aprendizagem (DUA); inclusão escolar planejamento |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10991 |
Issue Date: | 25-May-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License