Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10991
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
nataliafrancosiqueira.pdf280.56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Desenho universal para a prendizagem: como planejar aulas/atividades inclusivas para todos
Author: Siqueira, Natália Franco
First Advisor: Vianna, Márcia Marin
Referee Member: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Referee Member: Cunha, Thenner Freitas da
Resumo: O presente trabalho descreve a intervenção pedagógica que foi elaborada e aplicada como produto final e trabalho de conclusão de curso da Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares. Esta proposta surgiu a partir da seguinte questão: como planejar aulas/atividades para todos os estudantes, considerando suas diferenças e peculiaridades? Deste modo, um planejamento e confecção de recursos foram elaborados seguindo os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem, com o objetivo geral de promover os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) no planejamento de aulas/atividades na disciplina de Língua Portuguesa. Os objetivos específicos foram: elaborar um material didático, considerando os princípios do desenho universal para a aprendizagem, envolvendo um tópico gramatical da Língua Portuguesa referente ao nono ano do ensino fundamental; e aplicar uma atividade didática, usando o material elaborado, numa turma de uma escola pública, que tem um estudante com deficiência. A participação e o empenho dos alunos me surpreenderam positivamente, visto que todos, sem exceção, mesmo os que apresentam dificuldades, sem ter deficiência, participaram ativamente da aula, o que nem sempre ocorre. Esse é um sinal de que um planejamento das aulas, que contemple os princípios do DUA, pode, sim, alcançar diferentes estilos de aprendizagem e diferentes formas de compreensão, a partir de diferentes metodologias e do engajamento dos próprios alunos. Há necessidade de outros momentos e outras atividades como essa para consolidar essa ideia, mas é uma forte hipótese. Com a experiência dessa intervenção, concluo que é possível planejar aulas inclusivas, é possível basear-se nos princípios do DUA para atingir satisfatoriamente os objetivos de aprendizagem. Planejar aulas que contemplem os princípios do desenho universal para a aprendizagem seria o ideal, a meu ver, para promover um ensino que atenda à diversidade presente nas salas de aula, principalmente aos estudantes com necessidades educacionais especiais
Abstract: -
Keywords: Desenho universal para a aprendizagem (DUA);
inclusão escolar
planejamento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10991
Issue Date: 25-May-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons