https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10991
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
nataliafrancosiqueira.pdf | 280.56 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Vianna, Márcia Marin | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0415703750565086 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Antunes, Katiuscia Cristina Vargas | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7309708713801729 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cunha, Thenner Freitas da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0635587951737099 | pt_BR |
dc.creator | Siqueira, Natália Franco | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-27T13:19:17Z | - |
dc.date.available | 2019-09-26 | - |
dc.date.available | 2019-09-27T13:19:17Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10991 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho descreve a intervenção pedagógica que foi elaborada e aplicada como produto final e trabalho de conclusão de curso da Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares. Esta proposta surgiu a partir da seguinte questão: como planejar aulas/atividades para todos os estudantes, considerando suas diferenças e peculiaridades? Deste modo, um planejamento e confecção de recursos foram elaborados seguindo os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem, com o objetivo geral de promover os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) no planejamento de aulas/atividades na disciplina de Língua Portuguesa. Os objetivos específicos foram: elaborar um material didático, considerando os princípios do desenho universal para a aprendizagem, envolvendo um tópico gramatical da Língua Portuguesa referente ao nono ano do ensino fundamental; e aplicar uma atividade didática, usando o material elaborado, numa turma de uma escola pública, que tem um estudante com deficiência. A participação e o empenho dos alunos me surpreenderam positivamente, visto que todos, sem exceção, mesmo os que apresentam dificuldades, sem ter deficiência, participaram ativamente da aula, o que nem sempre ocorre. Esse é um sinal de que um planejamento das aulas, que contemple os princípios do DUA, pode, sim, alcançar diferentes estilos de aprendizagem e diferentes formas de compreensão, a partir de diferentes metodologias e do engajamento dos próprios alunos. Há necessidade de outros momentos e outras atividades como essa para consolidar essa ideia, mas é uma forte hipótese. Com a experiência dessa intervenção, concluo que é possível planejar aulas inclusivas, é possível basear-se nos princípios do DUA para atingir satisfatoriamente os objetivos de aprendizagem. Planejar aulas que contemplem os princípios do desenho universal para a aprendizagem seria o ideal, a meu ver, para promover um ensino que atenda à diversidade presente nas salas de aula, principalmente aos estudantes com necessidades educacionais especiais | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Desenho universal para a aprendizagem (DUA); | pt_BR |
dc.subject | inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | planejamento | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Desenho universal para a prendizagem: como planejar aulas/atividades inclusivas para todos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License