https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10990
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
nataliadossantosmamede.pdf | 1.55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Esclarecendo mitos e verdades sobre o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: uma intervenção com professsores |
Autor(es): | Mamede, Natália dos Santos |
Orientador: | Oliveira, Juliana Célia de |
Miembros Examinadores: | Santiago, Mylene Cristina |
Miembros Examinadores: | Cunha, Thenner Freitas da |
Resumo: | O objetivo deste texto é buscar informações sobre o conhecimento e a formação dos professores em uma instituição de ensino de Ouro Branco, sobre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e em sequência contribuir com o conhecimento destes professores através de produção e entrega de cartilhas em roda de conversa ou acesso individual. O TDAH é um dos transtornos mais comuns da infância, com causa genética e consequências neurológicas, apresentando níveis prejudiciais de desatenção, impulsividade e hiperatividade. Não é ainda categorizado como deficiência, porém pode ser uma comorbidade da deficiência intelectual (DI). A falta de conhecimento de pais e professores sobre o TDAH reforça o rótulo negativo criado para estes alunos e em muitos casos nenhuma medida pedagógica é tomada no sentido de tratar de forma adequada a aprendizagem do aluno. É necessário o conhecimento dos sintomas do TDAH pelos profissionais da educação, professores, pedagogos e direção, para que o devido encaminhamento para avaliação com profissionais capacitados possa ser realizado e assim ser iniciado o tratamento. Foi efetuada a aplicação de um questionário eletrônico sobre o TDAH disponibilizado na plataforma do Google Drive. Posteriormente foi feita uma intervenção individual com os professores que responderam a este questionário. Nessa intervenção, foram apresentados os resultados e debatidas as principais dúvidas por eles apresentadas sobre o tema. Uma cartilha também foi elaborada e disponibilizada em versão impressa. Os professores apresentam informações superficiais sobre o TDAH demonstrando a necessidade da formação continuada. Os direitos do aluno com TDAH e as práticas pedagógicas de intervenção não são amplamente conhecidas por eles. A importância da relação pais e escolas no tratamento foi destacada, porém ainda pouco frequente ou desconhecida |
Resumen : | - |
Palabras clave : | TDAH Formação continuada Questionário Cartilha |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10990 |
Fecha de publicación : | 25-may-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons