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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Esclarecendo mitos e verdades sobre o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: uma intervenção com professsores
Author: Mamede, Natália dos Santos
First Advisor: Oliveira, Juliana Célia de
Referee Member: Santiago, Mylene Cristina
Referee Member: Cunha, Thenner Freitas da
Resumo: O objetivo deste texto é buscar informações sobre o conhecimento e a formação dos professores em uma instituição de ensino de Ouro Branco, sobre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e em sequência contribuir com o conhecimento destes professores através de produção e entrega de cartilhas em roda de conversa ou acesso individual. O TDAH é um dos transtornos mais comuns da infância, com causa genética e consequências neurológicas, apresentando níveis prejudiciais de desatenção, impulsividade e hiperatividade. Não é ainda categorizado como deficiência, porém pode ser uma comorbidade da deficiência intelectual (DI). A falta de conhecimento de pais e professores sobre o TDAH reforça o rótulo negativo criado para estes alunos e em muitos casos nenhuma medida pedagógica é tomada no sentido de tratar de forma adequada a aprendizagem do aluno. É necessário o conhecimento dos sintomas do TDAH pelos profissionais da educação, professores, pedagogos e direção, para que o devido encaminhamento para avaliação com profissionais capacitados possa ser realizado e assim ser iniciado o tratamento. Foi efetuada a aplicação de um questionário eletrônico sobre o TDAH disponibilizado na plataforma do Google Drive. Posteriormente foi feita uma intervenção individual com os professores que responderam a este questionário. Nessa intervenção, foram apresentados os resultados e debatidas as principais dúvidas por eles apresentadas sobre o tema. Uma cartilha também foi elaborada e disponibilizada em versão impressa. Os professores apresentam informações superficiais sobre o TDAH demonstrando a necessidade da formação continuada. Os direitos do aluno com TDAH e as práticas pedagógicas de intervenção não são amplamente conhecidas por eles. A importância da relação pais e escolas no tratamento foi destacada, porém ainda pouco frequente ou desconhecida
Abstract: -
Keywords: TDAH
Formação continuada
Questionário
Cartilha
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10990
Issue Date: 25-May-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



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