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dc.contributor.advisor1Oliveira, Juliana Célia de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/630488401307588pt_BR
dc.contributor.referee1Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803555578064293pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Thenner Freitas da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0635587951737099pt_BR
dc.creatorMamede, Natália dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-27T13:18:58Z-
dc.date.available2019-09-26-
dc.date.available2019-09-27T13:18:58Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10990-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste texto é buscar informações sobre o conhecimento e a formação dos professores em uma instituição de ensino de Ouro Branco, sobre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e em sequência contribuir com o conhecimento destes professores através de produção e entrega de cartilhas em roda de conversa ou acesso individual. O TDAH é um dos transtornos mais comuns da infância, com causa genética e consequências neurológicas, apresentando níveis prejudiciais de desatenção, impulsividade e hiperatividade. Não é ainda categorizado como deficiência, porém pode ser uma comorbidade da deficiência intelectual (DI). A falta de conhecimento de pais e professores sobre o TDAH reforça o rótulo negativo criado para estes alunos e em muitos casos nenhuma medida pedagógica é tomada no sentido de tratar de forma adequada a aprendizagem do aluno. É necessário o conhecimento dos sintomas do TDAH pelos profissionais da educação, professores, pedagogos e direção, para que o devido encaminhamento para avaliação com profissionais capacitados possa ser realizado e assim ser iniciado o tratamento. Foi efetuada a aplicação de um questionário eletrônico sobre o TDAH disponibilizado na plataforma do Google Drive. Posteriormente foi feita uma intervenção individual com os professores que responderam a este questionário. Nessa intervenção, foram apresentados os resultados e debatidas as principais dúvidas por eles apresentadas sobre o tema. Uma cartilha também foi elaborada e disponibilizada em versão impressa. Os professores apresentam informações superficiais sobre o TDAH demonstrando a necessidade da formação continuada. Os direitos do aluno com TDAH e as práticas pedagógicas de intervenção não são amplamente conhecidas por eles. A importância da relação pais e escolas no tratamento foi destacada, porém ainda pouco frequente ou desconhecidapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectQuestionáriopt_BR
dc.subjectCartilhapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEsclarecendo mitos e verdades sobre o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: uma intervenção com professsorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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