https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10990
File | Description | Size | Format | |
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nataliadossantosmamede.pdf | 1.55 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Juliana Célia de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/630488401307588 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santiago, Mylene Cristina | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0803555578064293 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cunha, Thenner Freitas da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0635587951737099 | pt_BR |
dc.creator | Mamede, Natália dos Santos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-27T13:18:58Z | - |
dc.date.available | 2019-09-26 | - |
dc.date.available | 2019-09-27T13:18:58Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10990 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste texto é buscar informações sobre o conhecimento e a formação dos professores em uma instituição de ensino de Ouro Branco, sobre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e em sequência contribuir com o conhecimento destes professores através de produção e entrega de cartilhas em roda de conversa ou acesso individual. O TDAH é um dos transtornos mais comuns da infância, com causa genética e consequências neurológicas, apresentando níveis prejudiciais de desatenção, impulsividade e hiperatividade. Não é ainda categorizado como deficiência, porém pode ser uma comorbidade da deficiência intelectual (DI). A falta de conhecimento de pais e professores sobre o TDAH reforça o rótulo negativo criado para estes alunos e em muitos casos nenhuma medida pedagógica é tomada no sentido de tratar de forma adequada a aprendizagem do aluno. É necessário o conhecimento dos sintomas do TDAH pelos profissionais da educação, professores, pedagogos e direção, para que o devido encaminhamento para avaliação com profissionais capacitados possa ser realizado e assim ser iniciado o tratamento. Foi efetuada a aplicação de um questionário eletrônico sobre o TDAH disponibilizado na plataforma do Google Drive. Posteriormente foi feita uma intervenção individual com os professores que responderam a este questionário. Nessa intervenção, foram apresentados os resultados e debatidas as principais dúvidas por eles apresentadas sobre o tema. Uma cartilha também foi elaborada e disponibilizada em versão impressa. Os professores apresentam informações superficiais sobre o TDAH demonstrando a necessidade da formação continuada. Os direitos do aluno com TDAH e as práticas pedagógicas de intervenção não são amplamente conhecidas por eles. A importância da relação pais e escolas no tratamento foi destacada, porém ainda pouco frequente ou desconhecida | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | TDAH | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Questionário | pt_BR |
dc.subject | Cartilha | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Esclarecendo mitos e verdades sobre o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: uma intervenção com professsores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
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