Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10988
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mirianaparecidadacostadiniz.pdf549.23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Acessibilidade e o acolhimento em uma escola da cidade de conselheiro Lafaiete-MG
Autor(es): Diniz, Mírian Aparecida da Costa
Primeiro Orientador: Almeida, Neil Franco Pereira de
Membro da banca: Cardoso, Michelle Duarte Rios
Membro da banca: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Resumo: A educação inclusiva é um tema que merece considerações tendo em vista que hoje é uma realidade nas instituições de ensino. Nesse aspecto, o objetivo deste estudo foi propor um plano de intervenção para melhoria da acessibilidade e do acolhimento relacionado a orientação e apoio sócio familiar no ambiente de uma escola, na cidade de Conselheiro Lafaiete. O trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica e implantação de do projeto, com descrição de objetivos, a justificativa e a metodologia utilizada. Para atender aos objetivos propostos num primeiro momento foi realizado um levantamento de dados com aplicação de questionário para os pais de alunos com deficiência que estudavam na escola. Posteriormente, feita coleta de dados com profissionais da escola em reuniões informais para conhecimento das condições de acessibilidade e acolhimento do ponto de vista desses docentes. No terceiro momento, foi realizado encontro entre professores e familiares, para que fossem discutidos aspectos da dinâmica da escola com uma palestra para esclarecimento aos pais sobre as rotinas do aluno na escola, esclarecimentos de dúvidas, sendo dada maior ênfase à participação da família no processo de inclusão. No que se refere à experiência pessoal destaca-se a importância do conhecimento da comunidade escolar que abrange alunos, pais, professores, profissionais da educação, elementos que trabalhando de forma coletiva podem alcançar os objetivos propostos para a inclusão escolar, nas questões de acolhimento e acessibilidade
Abstract: -
Palavras-chave: Inclusão
Projeto de intervenção
Parceria
família
Escola
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10988
Data do documento: 25-Mai-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons