https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10988
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
mirianaparecidadacostadiniz.pdf | 549.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Acessibilidade e o acolhimento em uma escola da cidade de conselheiro Lafaiete-MG |
Autor(es): | Diniz, Mírian Aparecida da Costa |
Orientador: | Almeida, Neil Franco Pereira de |
Miembros Examinadores: | Cardoso, Michelle Duarte Rios |
Miembros Examinadores: | Santos, Núbia Aparecida Schaper |
Resumo: | A educação inclusiva é um tema que merece considerações tendo em vista que hoje é uma realidade nas instituições de ensino. Nesse aspecto, o objetivo deste estudo foi propor um plano de intervenção para melhoria da acessibilidade e do acolhimento relacionado a orientação e apoio sócio familiar no ambiente de uma escola, na cidade de Conselheiro Lafaiete. O trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica e implantação de do projeto, com descrição de objetivos, a justificativa e a metodologia utilizada. Para atender aos objetivos propostos num primeiro momento foi realizado um levantamento de dados com aplicação de questionário para os pais de alunos com deficiência que estudavam na escola. Posteriormente, feita coleta de dados com profissionais da escola em reuniões informais para conhecimento das condições de acessibilidade e acolhimento do ponto de vista desses docentes. No terceiro momento, foi realizado encontro entre professores e familiares, para que fossem discutidos aspectos da dinâmica da escola com uma palestra para esclarecimento aos pais sobre as rotinas do aluno na escola, esclarecimentos de dúvidas, sendo dada maior ênfase à participação da família no processo de inclusão. No que se refere à experiência pessoal destaca-se a importância do conhecimento da comunidade escolar que abrange alunos, pais, professores, profissionais da educação, elementos que trabalhando de forma coletiva podem alcançar os objetivos propostos para a inclusão escolar, nas questões de acolhimento e acessibilidade |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Inclusão Projeto de intervenção Parceria família Escola |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10988 |
Fecha de publicación : | 25-may-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons