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dc.contributor.advisor1Almeida, Neil Franco Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4761925222915074pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Michelle Duarte Rios-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5567280401272335pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Núbia Aparecida Schaper-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3157421070865791pt_BR
dc.creatorDiniz, Mírian Aparecida da Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-27T13:17:25Z-
dc.date.available2019-09-26-
dc.date.available2019-09-27T13:17:25Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10988-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA educação inclusiva é um tema que merece considerações tendo em vista que hoje é uma realidade nas instituições de ensino. Nesse aspecto, o objetivo deste estudo foi propor um plano de intervenção para melhoria da acessibilidade e do acolhimento relacionado a orientação e apoio sócio familiar no ambiente de uma escola, na cidade de Conselheiro Lafaiete. O trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica e implantação de do projeto, com descrição de objetivos, a justificativa e a metodologia utilizada. Para atender aos objetivos propostos num primeiro momento foi realizado um levantamento de dados com aplicação de questionário para os pais de alunos com deficiência que estudavam na escola. Posteriormente, feita coleta de dados com profissionais da escola em reuniões informais para conhecimento das condições de acessibilidade e acolhimento do ponto de vista desses docentes. No terceiro momento, foi realizado encontro entre professores e familiares, para que fossem discutidos aspectos da dinâmica da escola com uma palestra para esclarecimento aos pais sobre as rotinas do aluno na escola, esclarecimentos de dúvidas, sendo dada maior ênfase à participação da família no processo de inclusão. No que se refere à experiência pessoal destaca-se a importância do conhecimento da comunidade escolar que abrange alunos, pais, professores, profissionais da educação, elementos que trabalhando de forma coletiva podem alcançar os objetivos propostos para a inclusão escolar, nas questões de acolhimento e acessibilidadept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectProjeto de intervençãopt_BR
dc.subjectParceriapt_BR
dc.subjectfamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAcessibilidade e o acolhimento em uma escola da cidade de conselheiro Lafaiete-MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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