https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10981
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
lucianafatimadeoliveiradasilva.pdf | 797.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O autismo infantil: caminhos propícios para uma educação inclusiva |
Autor(es): | Silva, Luciana Fátima de Oliveira da |
Primeiro Orientador: | Talma, Elismara Vaz |
Co-orientador: | Castro, Sebastião Luís Petronilho de |
Membro da banca: | Martins, Elita Betânia de Andrade |
Resumo: | No período da educação infantil, é muito importante que aprendizagem aconteça através de brincadeiras lúdicas, e que as mesmas tenham sentido para as crianças. Neste trabalho, as anotações e os registros serão pontos facilitadores que poderão auxiliar o trabalho do educador. Além das anotações e registros auxiliarem nos planejamentos realizados para os estudantes, o docente poderá a vir perceber as diferenças dos seus alunos, em especial, os estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista, na qual venha a ser possível a adaptações de jogos e brincadeiras com o objetivo de constituir processos de aprendizagens e uma maior compreensão desses estudantes. Sendo assim, a ludicidade pode ser considerada uma ferramenta de trabalho facilitadora e essencial para os autistas, pois, tem por objetivo estimular a aprendizagem e na interação dos alunos. Além disso, o fato de focar em jogos neste trabalho de conclusão de curso permite através da formação de grupos que as crianças aprendam a respeitar regras e as diferenças entre seus pares. Enfim, o objetivo deste trabalho tem como fundamento a elaboração de alternativas para a promoção da aprendizagem e a interação dos autistas por meio de atividades lúdicas diversificadas |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Inclusão Transtorno do espectro autista Lúdico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10981 |
Data do documento: | 25-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons