https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10981
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
lucianafatimadeoliveiradasilva.pdf | 797.66 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Talma, Elismara Vaz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Castro, Sebastião Luís Petronilho de | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0046889546545358 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Martins, Elita Betânia de Andrade | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9432703757983593 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Luciana Fátima de Oliveira da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-27T13:02:07Z | - |
dc.date.available | 2019-09-25 | - |
dc.date.available | 2019-09-27T13:02:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10981 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | No período da educação infantil, é muito importante que aprendizagem aconteça através de brincadeiras lúdicas, e que as mesmas tenham sentido para as crianças. Neste trabalho, as anotações e os registros serão pontos facilitadores que poderão auxiliar o trabalho do educador. Além das anotações e registros auxiliarem nos planejamentos realizados para os estudantes, o docente poderá a vir perceber as diferenças dos seus alunos, em especial, os estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista, na qual venha a ser possível a adaptações de jogos e brincadeiras com o objetivo de constituir processos de aprendizagens e uma maior compreensão desses estudantes. Sendo assim, a ludicidade pode ser considerada uma ferramenta de trabalho facilitadora e essencial para os autistas, pois, tem por objetivo estimular a aprendizagem e na interação dos alunos. Além disso, o fato de focar em jogos neste trabalho de conclusão de curso permite através da formação de grupos que as crianças aprendam a respeitar regras e as diferenças entre seus pares. Enfim, o objetivo deste trabalho tem como fundamento a elaboração de alternativas para a promoção da aprendizagem e a interação dos autistas por meio de atividades lúdicas diversificadas | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O autismo infantil: caminhos propícios para uma educação inclusiva | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License