Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10981
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
lucianafatimadeoliveiradasilva.pdf797.66 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O autismo infantil: caminhos propícios para uma educação inclusiva
Autor(es): Silva, Luciana Fátima de Oliveira da
Orientador: Talma, Elismara Vaz
Co-orientador: Castro, Sebastião Luís Petronilho de
Miembros Examinadores: Martins, Elita Betânia de Andrade
Resumo: No período da educação infantil, é muito importante que aprendizagem aconteça através de brincadeiras lúdicas, e que as mesmas tenham sentido para as crianças. Neste trabalho, as anotações e os registros serão pontos facilitadores que poderão auxiliar o trabalho do educador. Além das anotações e registros auxiliarem nos planejamentos realizados para os estudantes, o docente poderá a vir perceber as diferenças dos seus alunos, em especial, os estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista, na qual venha a ser possível a adaptações de jogos e brincadeiras com o objetivo de constituir processos de aprendizagens e uma maior compreensão desses estudantes. Sendo assim, a ludicidade pode ser considerada uma ferramenta de trabalho facilitadora e essencial para os autistas, pois, tem por objetivo estimular a aprendizagem e na interação dos alunos. Além disso, o fato de focar em jogos neste trabalho de conclusão de curso permite através da formação de grupos que as crianças aprendam a respeitar regras e as diferenças entre seus pares. Enfim, o objetivo deste trabalho tem como fundamento a elaboração de alternativas para a promoção da aprendizagem e a interação dos autistas por meio de atividades lúdicas diversificadas
Resumen : -
Palabras clave : Inclusão
Transtorno do espectro autista
Lúdico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10981
Fecha de publicación : 25-may-2019
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons