Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10980
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lucianacarvalhodesousa.pdf321.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A inclusão escolar de alunos com deficiência visual: o que dizem alunos, professores e intinerantes sobre esta experiência
Autor(es): Sousa, Luciana Carvalho de
Primeiro Orientador: Nobre, Luciane Aparecida
Resumo: Esse estudo foi realizado com o objetivo de analisar como está sendo realizado o processo de inclusão de uma aluna com deficiência visual matriculada em uma escola da rede privada da Zona da Mata sem o profissional de apoio. Como proposta de intervenção foi utilizada a pesquisa qualitativa através de questionário com perguntas estruturadas, além de reflexão e diálogo com os envolvidos. O questionário foi respondido pelos gestores, coordenadores e professores que atendem a aluna com deficiência visual, seus colegas de turma, a família e a própria aluna com o objetivo de pesquisar o que os mesmos entendem por Inclusão e como esse processo é realizado na escola em questão. Os dados obtidos confirmam que, mesmo contando com os recursos materiais necessários, apoio e compreensão de toda a comunidade escolar ainda precisamos avançar muito na questão da capacitação dos professores e na compreensão da importância da inclusão das pessoas com deficiência no cenário atual da educação brasileira. Incluir não é só matricular o aluno na escola. A aprendizagem de alunos com deficiência visual necessita de um ensino de qualidade, bem como de profissionais preparados para atendê-lo. Assim, fica a cargo da escola proporcionar estratégias que permitam a esses alunos o desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades, sempre que possível. Receber recursos materiais, arquitetônicos, pedagógicos e também tecnológicos tem importância fundamental para sua aprendizagem. A união entre o uso das tecnologias e profissionais comprometidos no processo ensino aprendizagem é fundamental para oferecer a esses alunos uma aprendizagem realmente significativa
Abstract: -
Palavras-chave: Deficiência visual
Inclusão
Escolarização
Apoio pedagógico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10980
Data do documento: 25-Mai-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons