Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10980
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lucianacarvalhodesousa.pdf321.71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A inclusão escolar de alunos com deficiência visual: o que dizem alunos, professores e intinerantes sobre esta experiência
Author: Sousa, Luciana Carvalho de
First Advisor: Nobre, Luciane Aparecida
Resumo: Esse estudo foi realizado com o objetivo de analisar como está sendo realizado o processo de inclusão de uma aluna com deficiência visual matriculada em uma escola da rede privada da Zona da Mata sem o profissional de apoio. Como proposta de intervenção foi utilizada a pesquisa qualitativa através de questionário com perguntas estruturadas, além de reflexão e diálogo com os envolvidos. O questionário foi respondido pelos gestores, coordenadores e professores que atendem a aluna com deficiência visual, seus colegas de turma, a família e a própria aluna com o objetivo de pesquisar o que os mesmos entendem por Inclusão e como esse processo é realizado na escola em questão. Os dados obtidos confirmam que, mesmo contando com os recursos materiais necessários, apoio e compreensão de toda a comunidade escolar ainda precisamos avançar muito na questão da capacitação dos professores e na compreensão da importância da inclusão das pessoas com deficiência no cenário atual da educação brasileira. Incluir não é só matricular o aluno na escola. A aprendizagem de alunos com deficiência visual necessita de um ensino de qualidade, bem como de profissionais preparados para atendê-lo. Assim, fica a cargo da escola proporcionar estratégias que permitam a esses alunos o desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades, sempre que possível. Receber recursos materiais, arquitetônicos, pedagógicos e também tecnológicos tem importância fundamental para sua aprendizagem. A união entre o uso das tecnologias e profissionais comprometidos no processo ensino aprendizagem é fundamental para oferecer a esses alunos uma aprendizagem realmente significativa
Abstract: -
Keywords: Deficiência visual
Inclusão
Escolarização
Apoio pedagógico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10980
Issue Date: 25-May-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons