https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10980
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
lucianacarvalhodesousa.pdf | 321.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Nobre, Luciane Aparecida | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3349439805356437 | pt_BR |
dc.creator | Sousa, Luciana Carvalho de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-27T13:01:51Z | - |
dc.date.available | 2019-09-25 | - |
dc.date.available | 2019-09-27T13:01:51Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10980 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse estudo foi realizado com o objetivo de analisar como está sendo realizado o processo de inclusão de uma aluna com deficiência visual matriculada em uma escola da rede privada da Zona da Mata sem o profissional de apoio. Como proposta de intervenção foi utilizada a pesquisa qualitativa através de questionário com perguntas estruturadas, além de reflexão e diálogo com os envolvidos. O questionário foi respondido pelos gestores, coordenadores e professores que atendem a aluna com deficiência visual, seus colegas de turma, a família e a própria aluna com o objetivo de pesquisar o que os mesmos entendem por Inclusão e como esse processo é realizado na escola em questão. Os dados obtidos confirmam que, mesmo contando com os recursos materiais necessários, apoio e compreensão de toda a comunidade escolar ainda precisamos avançar muito na questão da capacitação dos professores e na compreensão da importância da inclusão das pessoas com deficiência no cenário atual da educação brasileira. Incluir não é só matricular o aluno na escola. A aprendizagem de alunos com deficiência visual necessita de um ensino de qualidade, bem como de profissionais preparados para atendê-lo. Assim, fica a cargo da escola proporcionar estratégias que permitam a esses alunos o desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades, sempre que possível. Receber recursos materiais, arquitetônicos, pedagógicos e também tecnológicos tem importância fundamental para sua aprendizagem. A união entre o uso das tecnologias e profissionais comprometidos no processo ensino aprendizagem é fundamental para oferecer a esses alunos uma aprendizagem realmente significativa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Escolarização | pt_BR |
dc.subject | Apoio pedagógico | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A inclusão escolar de alunos com deficiência visual: o que dizem alunos, professores e intinerantes sobre esta experiência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License