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dc.contributor.advisor1Nobre, Luciane Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3349439805356437pt_BR
dc.creatorSousa, Luciana Carvalho de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-27T13:01:51Z-
dc.date.available2019-09-25-
dc.date.available2019-09-27T13:01:51Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10980-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEsse estudo foi realizado com o objetivo de analisar como está sendo realizado o processo de inclusão de uma aluna com deficiência visual matriculada em uma escola da rede privada da Zona da Mata sem o profissional de apoio. Como proposta de intervenção foi utilizada a pesquisa qualitativa através de questionário com perguntas estruturadas, além de reflexão e diálogo com os envolvidos. O questionário foi respondido pelos gestores, coordenadores e professores que atendem a aluna com deficiência visual, seus colegas de turma, a família e a própria aluna com o objetivo de pesquisar o que os mesmos entendem por Inclusão e como esse processo é realizado na escola em questão. Os dados obtidos confirmam que, mesmo contando com os recursos materiais necessários, apoio e compreensão de toda a comunidade escolar ainda precisamos avançar muito na questão da capacitação dos professores e na compreensão da importância da inclusão das pessoas com deficiência no cenário atual da educação brasileira. Incluir não é só matricular o aluno na escola. A aprendizagem de alunos com deficiência visual necessita de um ensino de qualidade, bem como de profissionais preparados para atendê-lo. Assim, fica a cargo da escola proporcionar estratégias que permitam a esses alunos o desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades, sempre que possível. Receber recursos materiais, arquitetônicos, pedagógicos e também tecnológicos tem importância fundamental para sua aprendizagem. A união entre o uso das tecnologias e profissionais comprometidos no processo ensino aprendizagem é fundamental para oferecer a esses alunos uma aprendizagem realmente significativapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectApoio pedagógicopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA inclusão escolar de alunos com deficiência visual: o que dizem alunos, professores e intinerantes sobre esta experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



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