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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Triagem para avaliação inicial do aluno com deficiência intelectual: conhecimento ou aprendizagem
Autor(es): Pereira, Julia Marcelina Ferreira de Melo
Primeiro Orientador: Oliveira, Juliana
Membro da banca: Santiago, Mylene Cristina
Membro da banca: Cardoso, Michelle Duarte Rios
Resumo: Ao analisar a dinâmica de aprendizagem para deficientes intelectuais, constata-se a existência de inúmeros desafios enfrentados pelos profissionais e pelos alunos recebidos nas escolas. A aprendizagem não acontece em um momento específico e sim processualmente. Portanto, é preciso adquirir concepções, construir e reconstruir hipóteses. A realização de uma triagem é importante na medida em que possibilita o desenvolvimento de práticas pedagógicas, amplia os recursos de observação e intervenção, bem como melhora a atuação social. Para deficientes intelectuais, a proposta da triagem provoca um conhecimento específico e funcional para que o trabalho educacional com essas pessoas seja estruturado no preenchimento de cada necessidade e não somente em um aglomerado de ideias classificatórias que se misturam na hora da prática. Muitas vezes o conhecimento é negado na busca efetiva pela aprendizagem e isso causa prejuízos, deixa de se aproveitar muitos progressos que poderiam ser valiosos. É necessário entender como se aprende e diferenciar aprendizagem de conhecimento. Nesse sentido, o presente estudo baseia-se em pesquisa bibliográfica e na aplicação de uma triagem para avaliação inicial de alunos com deficiência intelectual a fim de propiciar a construção de um plano de ação funcional para cada um. A triagem foi aplicada em cinco alunos do 6º ano e buscou-se analisar cinco áreas importantes para o bom desenvolvimento da aprendizagem: afetiva, cognitiva, motora, pedagógica e atividades de vida diária. Após análise dos dados obtidos pela triagem, foi realizada a construção do plano de trabalho para cada um dos alunos participantes. Observou-se que as atividades elaboradas pelos professores foram adequadas às peculiaridades de cada aluno. Considera-se positiva a aplicação da triagem, tendo em vista a opção pela coordenação em realizar o mesmo procedimento em outras salas e para outro alunos
Abstract: -
Palavras-chave: Deficiência intelectual
Avaliação inicial
Aprendizagem
conhecimento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10977
Data do documento: 25-Mai-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



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