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dc.contributor.advisor1Oliveira, Juliana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6304884013075881pt_BR
dc.contributor.referee1Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803555578064293pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Michelle Duarte Rios-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5567280401272335pt_BR
dc.creatorPereira, Julia Marcelina Ferreira de Melo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1762961021690772pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-27T13:00:38Z-
dc.date.available2019-09-25-
dc.date.available2019-09-27T13:00:38Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10977-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoAo analisar a dinâmica de aprendizagem para deficientes intelectuais, constata-se a existência de inúmeros desafios enfrentados pelos profissionais e pelos alunos recebidos nas escolas. A aprendizagem não acontece em um momento específico e sim processualmente. Portanto, é preciso adquirir concepções, construir e reconstruir hipóteses. A realização de uma triagem é importante na medida em que possibilita o desenvolvimento de práticas pedagógicas, amplia os recursos de observação e intervenção, bem como melhora a atuação social. Para deficientes intelectuais, a proposta da triagem provoca um conhecimento específico e funcional para que o trabalho educacional com essas pessoas seja estruturado no preenchimento de cada necessidade e não somente em um aglomerado de ideias classificatórias que se misturam na hora da prática. Muitas vezes o conhecimento é negado na busca efetiva pela aprendizagem e isso causa prejuízos, deixa de se aproveitar muitos progressos que poderiam ser valiosos. É necessário entender como se aprende e diferenciar aprendizagem de conhecimento. Nesse sentido, o presente estudo baseia-se em pesquisa bibliográfica e na aplicação de uma triagem para avaliação inicial de alunos com deficiência intelectual a fim de propiciar a construção de um plano de ação funcional para cada um. A triagem foi aplicada em cinco alunos do 6º ano e buscou-se analisar cinco áreas importantes para o bom desenvolvimento da aprendizagem: afetiva, cognitiva, motora, pedagógica e atividades de vida diária. Após análise dos dados obtidos pela triagem, foi realizada a construção do plano de trabalho para cada um dos alunos participantes. Observou-se que as atividades elaboradas pelos professores foram adequadas às peculiaridades de cada aluno. Considera-se positiva a aplicação da triagem, tendo em vista a opção pela coordenação em realizar o mesmo procedimento em outras salas e para outro alunospt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectAvaliação inicialpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectconhecimentopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleTriagem para avaliação inicial do aluno com deficiência intelectual: conhecimento ou aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



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