https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10977
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
juliamarcelinaferreirademelopereira.pdf | 525.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Triagem para avaliação inicial do aluno com deficiência intelectual: conhecimento ou aprendizagem |
Autor(es): | Pereira, Julia Marcelina Ferreira de Melo |
Orientador: | Oliveira, Juliana |
Miembros Examinadores: | Santiago, Mylene Cristina |
Miembros Examinadores: | Cardoso, Michelle Duarte Rios |
Resumo: | Ao analisar a dinâmica de aprendizagem para deficientes intelectuais, constata-se a existência de inúmeros desafios enfrentados pelos profissionais e pelos alunos recebidos nas escolas. A aprendizagem não acontece em um momento específico e sim processualmente. Portanto, é preciso adquirir concepções, construir e reconstruir hipóteses. A realização de uma triagem é importante na medida em que possibilita o desenvolvimento de práticas pedagógicas, amplia os recursos de observação e intervenção, bem como melhora a atuação social. Para deficientes intelectuais, a proposta da triagem provoca um conhecimento específico e funcional para que o trabalho educacional com essas pessoas seja estruturado no preenchimento de cada necessidade e não somente em um aglomerado de ideias classificatórias que se misturam na hora da prática. Muitas vezes o conhecimento é negado na busca efetiva pela aprendizagem e isso causa prejuízos, deixa de se aproveitar muitos progressos que poderiam ser valiosos. É necessário entender como se aprende e diferenciar aprendizagem de conhecimento. Nesse sentido, o presente estudo baseia-se em pesquisa bibliográfica e na aplicação de uma triagem para avaliação inicial de alunos com deficiência intelectual a fim de propiciar a construção de um plano de ação funcional para cada um. A triagem foi aplicada em cinco alunos do 6º ano e buscou-se analisar cinco áreas importantes para o bom desenvolvimento da aprendizagem: afetiva, cognitiva, motora, pedagógica e atividades de vida diária. Após análise dos dados obtidos pela triagem, foi realizada a construção do plano de trabalho para cada um dos alunos participantes. Observou-se que as atividades elaboradas pelos professores foram adequadas às peculiaridades de cada aluno. Considera-se positiva a aplicação da triagem, tendo em vista a opção pela coordenação em realizar o mesmo procedimento em outras salas e para outro alunos |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Deficiência intelectual Avaliação inicial Aprendizagem conhecimento |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10977 |
Fecha de publicación : | 25-may-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons