https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10966
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
paulodeoliveirarodriguesjunior.pdf | 6.65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Montações, glamour e existências: diálogos entre o ‘Miss Brasil Gay Juiz de Fora’ e homossexualidades a partir do vestuário entre 1977 a 2018 |
Autor(es): | Rodrigues Junior, Paulo de Oliveira |
Orientador: | Bonadio, Maria Claudia |
Miembros Examinadores: | Silva, Elisabeth Murilho da |
Miembros Examinadores: | Baggio, Adriana Tulio |
Resumo: | O presente trabalho tem como escopo analisar a maneira como o concurso Miss Brasil Gay em Juiz de Fora foi retratado pela mídia jornalística local no período, desde sua primeira edição em 1977 até o ano de 2018. Para isso, foi realizado um levantamento das reportagens que abordaram o concurso nos os jornais juiz-foranos: “Diário Mercantil”, “Diário da Tarde”, “Tribuna da Tarde”, “Tribuna de Minas” – pertencentes ao Acervo da Biblioteca Municipal Murilo Mendes e também no acervo virtual do jornal eletrônico “Acessa”. Assim, foi possível observar como a mídia local “construiu” uma história do evento ao longo dos anos a partir das notícias veiculadas sobre o assunto. Tais matérias jornalísticas foram exploradas debruçando-se nas teorias de gênero e sexualidade, bem como da cultura visual, na tentativa de entender como as identidades gays e trans eram relatadas e foram se constituindo (e sendo constituídas pela mídia) durante as datas estudadas, uma vez que, não entendemos as identidades como intrínsecas ao ser humano e, sim, construções sociais. Deste modo, notamos, também, as estratégias que estes sujeitos elaboravam para se projetarem socialmente por meio de suas concepções sobre feminilidade e a composição em cima da ideia do feminino mediante as "montações" que incluem roupas, adereços, maquiagem, cabelos, constituídos especialmente por elementos associados ao luxo e ao glamour. A partir das construções imagéticas das misses, acessadas a partir das fotografias e entrevistas veiculadas nos jornais, vídeos disponibilizados no YouTube, procuramos compreender como os símbolos e signos de feminilidade que permeiam as imagens reverberadas pelas mídias (cinema, música, etc) se estabelecem como norteadores do que é ser mulher para as participantes do concurso. Por fim, mas não menos importante, observamos como o gênero é, em nosso entender, uma ficção social, podendo suas normas serem apropriadas pelos sujeitos na arte do transformismo como forma de contestação e resistência não-verbal. |
Resumen : | The present dissertation aims to analyze the way the beauty contest “Miss Brasil Gay” in Juiz de Fora was approached by the local journalistic media in the period, from its first edition in 1977 until 2018. For that, a survey of the reports published that dealt with this beauty event in the juiz-foranos newspapers was drawn up: "Diário Mercantil", "Diário da Tarde", "Tribuna da Tarde" and "Tribuna de Minas" - belonging to the collection of Murilo Mendes Municipal Library, and also in the virtual corpus of the electronic newspaper "Acessa".Thus, it was possible to observe how the local media "built" a history of the event over the years, based on the reports spread. These journalistic articles were analyzed from the perspective of gender and sexuality theories, as well as visual, in an attempt to understand how gay and transgender identities were reported and were becoming (and being constituted by the media) during the studied period, since we do not give them as intrinsic idea of human being, but, as social constructions. In this way, we notice the strategies that these subjects elaborated to project themselves socially through their conceptions about femininity and the composition of the same one from montações that include clothes, props, makeup, hair, constituted especially by elements associated to the luxury and glamour. From the imagery constructions of misses, accessed through the photographs, interviews published in the newspapers and videos available on YouTube, we tried to understand how the symbols and signs of femininity that permeate the images reverberated by the media (cinema, music, etc) are established as what it is to be a woman for contestants. Last, but not least, we noted how gender is, in our view, a social fiction, and its norms may be appropriated by the subjects in the art of transformism as a form of contestation and non-verbal resistance. |
Palabras clave : | Miss Brasil Gay Glamour Vestuário Homossexualidade Miss Brazil Gay Glamour Clothing Homosexuality |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | IAD – Instituto de Artes e Design |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10966 |
Fecha de publicación : | 30-may-2019 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons