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dc.contributor.advisor1Bonadio, Maria Claudia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3920027222039096pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elisabeth Murilho da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7877894686460721pt_BR
dc.contributor.referee2Baggio, Adriana Tulio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0891805528342991pt_BR
dc.creatorRodrigues Junior, Paulo de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7297495830275293pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-26T16:04:14Z-
dc.date.available2019-09-24-
dc.date.available2019-09-26T16:04:14Z-
dc.date.issued2019-05-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10966-
dc.description.abstractThe present dissertation aims to analyze the way the beauty contest “Miss Brasil Gay” in Juiz de Fora was approached by the local journalistic media in the period, from its first edition in 1977 until 2018. For that, a survey of the reports published that dealt with this beauty event in the juiz-foranos newspapers was drawn up: "Diário Mercantil", "Diário da Tarde", "Tribuna da Tarde" and "Tribuna de Minas" - belonging to the collection of Murilo Mendes Municipal Library, and also in the virtual corpus of the electronic newspaper "Acessa".Thus, it was possible to observe how the local media "built" a history of the event over the years, based on the reports spread. These journalistic articles were analyzed from the perspective of gender and sexuality theories, as well as visual, in an attempt to understand how gay and transgender identities were reported and were becoming (and being constituted by the media) during the studied period, since we do not give them as intrinsic idea of human being, but, as social constructions. In this way, we notice the strategies that these subjects elaborated to project themselves socially through their conceptions about femininity and the composition of the same one from montações that include clothes, props, makeup, hair, constituted especially by elements associated to the luxury and glamour. From the imagery constructions of misses, accessed through the photographs, interviews published in the newspapers and videos available on YouTube, we tried to understand how the symbols and signs of femininity that permeate the images reverberated by the media (cinema, music, etc) are established as what it is to be a woman for contestants. Last, but not least, we noted how gender is, in our view, a social fiction, and its norms may be appropriated by the subjects in the art of transformism as a form of contestation and non-verbal resistance.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como escopo analisar a maneira como o concurso Miss Brasil Gay em Juiz de Fora foi retratado pela mídia jornalística local no período, desde sua primeira edição em 1977 até o ano de 2018. Para isso, foi realizado um levantamento das reportagens que abordaram o concurso nos os jornais juiz-foranos: “Diário Mercantil”, “Diário da Tarde”, “Tribuna da Tarde”, “Tribuna de Minas” – pertencentes ao Acervo da Biblioteca Municipal Murilo Mendes e também no acervo virtual do jornal eletrônico “Acessa”. Assim, foi possível observar como a mídia local “construiu” uma história do evento ao longo dos anos a partir das notícias veiculadas sobre o assunto. Tais matérias jornalísticas foram exploradas debruçando-se nas teorias de gênero e sexualidade, bem como da cultura visual, na tentativa de entender como as identidades gays e trans eram relatadas e foram se constituindo (e sendo constituídas pela mídia) durante as datas estudadas, uma vez que, não entendemos as identidades como intrínsecas ao ser humano e, sim, construções sociais. Deste modo, notamos, também, as estratégias que estes sujeitos elaboravam para se projetarem socialmente por meio de suas concepções sobre feminilidade e a composição em cima da ideia do feminino mediante as "montações" que incluem roupas, adereços, maquiagem, cabelos, constituídos especialmente por elementos associados ao luxo e ao glamour. A partir das construções imagéticas das misses, acessadas a partir das fotografias e entrevistas veiculadas nos jornais, vídeos disponibilizados no YouTube, procuramos compreender como os símbolos e signos de feminilidade que permeiam as imagens reverberadas pelas mídias (cinema, música, etc) se estabelecem como norteadores do que é ser mulher para as participantes do concurso. Por fim, mas não menos importante, observamos como o gênero é, em nosso entender, uma ficção social, podendo suas normas serem apropriadas pelos sujeitos na arte do transformismo como forma de contestação e resistência não-verbal.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMiss Brasil Gaypt_BR
dc.subjectGlamourpt_BR
dc.subjectVestuáriopt_BR
dc.subjectHomossexualidadept_BR
dc.subjectMiss Brazil Gaypt_BR
dc.subjectGlamourpt_BR
dc.subjectClothingpt_BR
dc.subjectHomosexualitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleMontações, glamour e existências: diálogos entre o ‘Miss Brasil Gay Juiz de Fora’ e homossexualidades a partir do vestuário entre 1977 a 2018pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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