Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10901
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
maisasiqueirariani.pdf861.32 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Vamos conhecer a história da escola EMEIEF Duque de Caxias/São Vicente -SP
Autor(es): Riani, Maisa Siqueira
Orientador: Costa, Ana Paula Pereira
Co-orientador: Christofoletti, Rodrigo
Resumo: O presente projeto de intervenção tem como objetivo estudar a história da escola EMEIEF Duque de Caxias, escola fundada em 28 de setembro de 1951.A escola se localiza na Praça Napoleão Lourenço, s/nº, no bairro Jardim Guassu,na cidade de São Vicente, SP, localiza-se em um bairro próximo ao centro da cidade.A escola tem 956 alunos divididos em Ensino Infantil e Ensino Fundamental I e II.É uma escola tradicional e antiga na cidade , e se tornou um referencial pela qualidade de ensino proporcionada ao alunos. Mas, atualmente a maioria dos alunos não conhece a história da escola e não a valorizam. O projeto teve como proposta em sua fase inicial estudar não só o contexto histórico da escola, mas também pesquisar os documentos oficiais, o funcionamento e as relações interpessoais da comunidade escolar. Para alcançar estes objetivos foram aplicados questionários e entrevistas aos segmentos que a compõe, inclusive aos responsáveis pelos alunos.E como resultado obtivemos um interesse em saber mais sobre a escola mais antiga do bairro.
Resumen : The purpose of this intervention project is to study the history of the EMEIEF Duque de Caxias school, a school founded on September 28, 1951. The school is located in Napoleão Lourenço Square, s / nº, in the Jardim Guassu neighborhood, in the city of São Vicente , SP, is located in a neighborhood near the center of the city.The school has 956 students divided into Elementary and Secondary Education I and II.It is a traditional old school in the city, and became a benchmark for the quality of education provided to the students. But, currently most students do not know the history of the school and do not value the school. The project had as its initial proposal to study not only the historical context of the school, but also to research the official documents, the functioning and the interpersonal relations of the school community. In order to achieve these objectives, questionnaires and interviews were applied to the segments that comprise it, including those responsible for the students. And as a result we got an interest in knowing more about the oldest school in the neighborhood.
Palabras clave : História
Escola
Alunos
Comunidade
History
School
Students
Community
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10901
Fecha de publicación : 3-ago-2019
Aparece en las colecciones: Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons