Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10891
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
priscilafontesjuste.pdf776.57 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Educação financeira escolar: a desigualdade financeira e social no Brasil
Autor(es): Juste, Priscila Fontes
Orientador: Silva, Amarildo Melchiades da
Miembros Examinadores: Souza, Andréa Stambassi
Miembros Examinadores: Vital, Márcio Carlos
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir a inserção do tema desigualdade social em Educação Financeira no âmbito escolar no Brasil. Para atender a esta finalidade, dedicamo-nos a perspectiva de Educação Financeira pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do governo brasileiro de educar financeiramente a população. Além disso, uma discussão sobre a desigualdade financeira e social e as influências na sociedade econômica. A partir, de tais perspectivas, apresentamos uma proposta de currículo de Educação Financeira Escolar por Silva e Powell, com embasamento teórico no Modelo dos Campos Semânticos. Este estudo nos propiciou, ainda, avaliar a importância de discutir o tema sobre desigualdade social no contexto da Educação Financeira nas escolas e quais temáticas podem ser objeto de estudo para a compreensão do tema no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes na sala de aula de Matemática.
Resumen : -
Palabras clave : Educação matemática
Educação financeira escolar
Desigualdade social
Distribuição de renda
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10891
Fecha de publicación : 20-dic-2018
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons