Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10891
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
priscilafontesjuste.pdf776.57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Educação financeira escolar: a desigualdade financeira e social no Brasil
Author: Juste, Priscila Fontes
First Advisor: Silva, Amarildo Melchiades da
Referee Member: Souza, Andréa Stambassi
Referee Member: Vital, Márcio Carlos
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir a inserção do tema desigualdade social em Educação Financeira no âmbito escolar no Brasil. Para atender a esta finalidade, dedicamo-nos a perspectiva de Educação Financeira pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do governo brasileiro de educar financeiramente a população. Além disso, uma discussão sobre a desigualdade financeira e social e as influências na sociedade econômica. A partir, de tais perspectivas, apresentamos uma proposta de currículo de Educação Financeira Escolar por Silva e Powell, com embasamento teórico no Modelo dos Campos Semânticos. Este estudo nos propiciou, ainda, avaliar a importância de discutir o tema sobre desigualdade social no contexto da Educação Financeira nas escolas e quais temáticas podem ser objeto de estudo para a compreensão do tema no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes na sala de aula de Matemática.
Abstract: -
Keywords: Educação matemática
Educação financeira escolar
Desigualdade social
Distribuição de renda
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10891
Issue Date: 20-Dec-2018
Appears in Collections:Especialização em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons