https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1088
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tipo: | Dissertação |
Título: | Divulgação dos dados das avaliações externas – a apropriação dos resultados do SAERJINHO pelos gestores e professores |
Autor(es): | Almeida, Sandra Regina Albuquerque de |
Primeiro Orientador: | Oliveira Júnior, Lourival Batista de |
Membro da banca: | Oliveira, Roberto Perobelli de |
Membro da banca: | Ferreira, Clécio da Silva |
Resumo: | Este trabalho busca analisar a avaliação externa bimestral implantada no estado do Rio de Janeiro, o SAERJINHO. Estudar a apropriação dos resultados do Sistema de Avaliação Externa bimestral (SAERJINHO) pelos gestores e professores insere-se na necessidade de entender melhor como as avaliações externas estão sendo utilizadas para repensar o fazer pedagógico em sala de aula e melhorar o aprendizado dos alunos naqueles conteúdos que forem apontados como em defasagem pelos resultados obtidos. O SAERJINHO foi colocado em prática em 2011 para ajudar a Secretaria de Estado de Educação a elaborar medidas para melhorar o processo de ensino na rede estadual. As avaliações são aplicadas nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Química, Física e Biologia (para o Ensino Médio, Ensino Médio Integrado e Curso Normal). As avaliações são organizadas de acordo com a Matriz de Referência do SAERJINHO e tiveram seu marco legal implantado somente em 2014. |
Abstract: | This paper analyzes the bimonthly external evaluation implemented in the state of Rio de Janeiro, the SAERJINHO. Study the appropriation of the results of bimonthly External Evaluation System (SAERJINHO) by managers and teachers is part of the need to better understand how the external evaluations are being used to rethink the pedagogical classroom and improve student learning in those contents that are identified as in lag for results obtained. The SAERJINHO was put in place in 2011 to help the State Department of Education to develop measures to improve the teaching process in the state system. The tests are applied to the Portuguese Language, Mathematics, History, Geography, Chemistry, Physics and Biology (for Secondary Education, Integrated and Normal Course High School). Evaluations are organized according to SAERJINHO Reference Matrix and had their legal framework implemented only in 2014. |
Palavras-chave: | Avaliação externa SAERJINHO Apropriação dos resultados Planejamento Práticas pedagógicas External evaluation SAERJINHO Appropriation of results Planning Teaching practices |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1088 |
Data do documento: | 30-Jan-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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