Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1088
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sandrareginaalbuquerquedealmeida.pdf1.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira Júnior, Lourival Batista de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785751Y1pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Roberto Perobelli de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702089E5pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Clécio da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775590J6pt_BR
dc.creatorAlmeida, Sandra Regina Albuquerque de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799533H2pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T03:03:26Z-
dc.date.available2016-04-20-
dc.date.available2016-04-24T03:03:26Z-
dc.date.issued2015-01-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1088-
dc.description.abstractThis paper analyzes the bimonthly external evaluation implemented in the state of Rio de Janeiro, the SAERJINHO. Study the appropriation of the results of bimonthly External Evaluation System (SAERJINHO) by managers and teachers is part of the need to better understand how the external evaluations are being used to rethink the pedagogical classroom and improve student learning in those contents that are identified as in lag for results obtained. The SAERJINHO was put in place in 2011 to help the State Department of Education to develop measures to improve the teaching process in the state system. The tests are applied to the Portuguese Language, Mathematics, History, Geography, Chemistry, Physics and Biology (for Secondary Education, Integrated and Normal Course High School). Evaluations are organized according to SAERJINHO Reference Matrix and had their legal framework implemented only in 2014.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca analisar a avaliação externa bimestral implantada no estado do Rio de Janeiro, o SAERJINHO. Estudar a apropriação dos resultados do Sistema de Avaliação Externa bimestral (SAERJINHO) pelos gestores e professores insere-se na necessidade de entender melhor como as avaliações externas estão sendo utilizadas para repensar o fazer pedagógico em sala de aula e melhorar o aprendizado dos alunos naqueles conteúdos que forem apontados como em defasagem pelos resultados obtidos. O SAERJINHO foi colocado em prática em 2011 para ajudar a Secretaria de Estado de Educação a elaborar medidas para melhorar o processo de ensino na rede estadual. As avaliações são aplicadas nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Química, Física e Biologia (para o Ensino Médio, Ensino Médio Integrado e Curso Normal). As avaliações são organizadas de acordo com a Matriz de Referência do SAERJINHO e tiveram seu marco legal implantado somente em 2014.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação externapt_BR
dc.subjectSAERJINHOpt_BR
dc.subjectApropriação dos resultadospt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectExternal evaluationpt_BR
dc.subjectSAERJINHOpt_BR
dc.subjectAppropriation of resultspt_BR
dc.subjectPlanningpt_BR
dc.subjectTeaching practicespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDivulgação dos dados das avaliações externas – a apropriação dos resultados do SAERJINHO pelos gestores e professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.