Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1088
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
sandrareginaalbuquerquedealmeida.pdf1.19 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Divulgação dos dados das avaliações externas – a apropriação dos resultados do SAERJINHO pelos gestores e professores
Autor(es): Almeida, Sandra Regina Albuquerque de
Orientador: Oliveira Júnior, Lourival Batista de
Miembros Examinadores: Oliveira, Roberto Perobelli de
Miembros Examinadores: Ferreira, Clécio da Silva
Resumo: Este trabalho busca analisar a avaliação externa bimestral implantada no estado do Rio de Janeiro, o SAERJINHO. Estudar a apropriação dos resultados do Sistema de Avaliação Externa bimestral (SAERJINHO) pelos gestores e professores insere-se na necessidade de entender melhor como as avaliações externas estão sendo utilizadas para repensar o fazer pedagógico em sala de aula e melhorar o aprendizado dos alunos naqueles conteúdos que forem apontados como em defasagem pelos resultados obtidos. O SAERJINHO foi colocado em prática em 2011 para ajudar a Secretaria de Estado de Educação a elaborar medidas para melhorar o processo de ensino na rede estadual. As avaliações são aplicadas nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Química, Física e Biologia (para o Ensino Médio, Ensino Médio Integrado e Curso Normal). As avaliações são organizadas de acordo com a Matriz de Referência do SAERJINHO e tiveram seu marco legal implantado somente em 2014.
Resumen : This paper analyzes the bimonthly external evaluation implemented in the state of Rio de Janeiro, the SAERJINHO. Study the appropriation of the results of bimonthly External Evaluation System (SAERJINHO) by managers and teachers is part of the need to better understand how the external evaluations are being used to rethink the pedagogical classroom and improve student learning in those contents that are identified as in lag for results obtained. The SAERJINHO was put in place in 2011 to help the State Department of Education to develop measures to improve the teaching process in the state system. The tests are applied to the Portuguese Language, Mathematics, History, Geography, Chemistry, Physics and Biology (for Secondary Education, Integrated and Normal Course High School). Evaluations are organized according to SAERJINHO Reference Matrix and had their legal framework implemented only in 2014.
Palabras clave : Avaliação externa
SAERJINHO
Apropriação dos resultados
Planejamento
Práticas pedagógicas
External evaluation
SAERJINHO
Appropriation of results
Planning
Teaching practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1088
Fecha de publicación : 30-ene-2015
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.