Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10880
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jessicagoncacalvesborgesdeoliveira.pdf946.64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação inclusiva: formação continuada
Autor(es): Oliveira, Jéssica Gonçalves Borges de
Primeiro Orientador: Vianna, Márcia Marin
Co-orientador: Cunha, Thenner Freitas da
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar e aplicar os conhecimentos adquiridos pelo curso de Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares de forma a intervir nas ações dos professores, colaborando para uma melhor atuação em relação aos alunos com deficiências, os com necessidades educativas especiais e todos os demais. Assim sendo, foi elaborada uma aula com intuito de informar, confirmar ou ressaltar os conceitos da educação inclusiva para as professoras de uma escola municipal de uma cidade do campo das vertentes em razão de vários estudos apontarem a necessidade de melhoria da formação inicial e de promoção de cursos de formação continuada a esse respeito, e também, do próprio reconhecimento da maioria deles em não estarem aptos para lecionar para esse grupo de pessoas. Além do mais, sabemos que a formação de professores e suas práticas reflexivas, influenciam diretamente no progresso dos alunos, pois através delas, aprendem a valorizar as diversidades, sendo “capazes de construir estratégias de ensino, bem como adaptar atividades e conteúdos, não só em relação aos alunos considerados especiais, mas para a prática educativa como um todo, diminuindo, assim, a segregação, a evasão e o fracasso escolar.” (PLETSCH, 2009), colocando em prática o processo de democratização da educação. Por fim, consideraremos as devolutivas das professoras de acordo com algumas questões previamente apresentadas, dando a elas a liberdade também, para mais ponderações que julguem necessárias
Abstract: -
Palavras-chave: Educação inclusiva
Formação de professores
Democratização da educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10880
Data do documento: 25-Mai-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons