Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10880
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jessicagoncacalvesborgesdeoliveira.pdf946.64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Educação inclusiva: formação continuada
Author: Oliveira, Jéssica Gonçalves Borges de
First Advisor: Vianna, Márcia Marin
Co-Advisor: Cunha, Thenner Freitas da
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar e aplicar os conhecimentos adquiridos pelo curso de Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares de forma a intervir nas ações dos professores, colaborando para uma melhor atuação em relação aos alunos com deficiências, os com necessidades educativas especiais e todos os demais. Assim sendo, foi elaborada uma aula com intuito de informar, confirmar ou ressaltar os conceitos da educação inclusiva para as professoras de uma escola municipal de uma cidade do campo das vertentes em razão de vários estudos apontarem a necessidade de melhoria da formação inicial e de promoção de cursos de formação continuada a esse respeito, e também, do próprio reconhecimento da maioria deles em não estarem aptos para lecionar para esse grupo de pessoas. Além do mais, sabemos que a formação de professores e suas práticas reflexivas, influenciam diretamente no progresso dos alunos, pois através delas, aprendem a valorizar as diversidades, sendo “capazes de construir estratégias de ensino, bem como adaptar atividades e conteúdos, não só em relação aos alunos considerados especiais, mas para a prática educativa como um todo, diminuindo, assim, a segregação, a evasão e o fracasso escolar.” (PLETSCH, 2009), colocando em prática o processo de democratização da educação. Por fim, consideraremos as devolutivas das professoras de acordo com algumas questões previamente apresentadas, dando a elas a liberdade também, para mais ponderações que julguem necessárias
Abstract: -
Keywords: Educação inclusiva
Formação de professores
Democratização da educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10880
Issue Date: 25-May-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons