Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10878
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
jorfinarodriguesgomes.pdf625.82 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A percepção de professores sobre seu processo formativo frente ao desafio da construção de uma escola inclusiva
Autor(es): Gomes, Jorfina Rodrigues
Orientador: Martins, Elita Betania de Andrade
Miembros Examinadores: Oliveira, Juliana Célia de
Miembros Examinadores: Martins, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp
Resumo: O objetivo deste estudo foi conhecer a opinião de professores sobre seu processo formativo frente ao desafio da construção de uma escola inclusiva. Para isso, com base em leituras como Mantoan, (2003), Pletsch, (2009) e Vilaronga e Mendes, (2014), foi realizado um projeto de intervenção junto a 10 (dez) docentes de uma escola pública de um município da zona da mata mineira, que incluiu três momentos: aplicação de um questionário, realização de dinâmica e discussão a partir da descrição de um caso de aluno com deficiência. As atividades permitiram a manifestação dos professores sobre seu processo de formação, assim como reflexão sobre sua prática docente. Os resultados indicaram sentimento de insegurança dos professores frente a situações vivenciadas no processo de inclusão escolar e a necessidade de se incentivar o desenvolvimento de formação continuada
Resumen : -
Palabras clave : Inclusão
Deficiência
Formação de professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10878
Fecha de publicación : 25-may-2019
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.