Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10878
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jorfinarodriguesgomes.pdf625.82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A percepção de professores sobre seu processo formativo frente ao desafio da construção de uma escola inclusiva
Author: Gomes, Jorfina Rodrigues
First Advisor: Martins, Elita Betania de Andrade
Referee Member: Oliveira, Juliana Célia de
Referee Member: Martins, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp
Resumo: O objetivo deste estudo foi conhecer a opinião de professores sobre seu processo formativo frente ao desafio da construção de uma escola inclusiva. Para isso, com base em leituras como Mantoan, (2003), Pletsch, (2009) e Vilaronga e Mendes, (2014), foi realizado um projeto de intervenção junto a 10 (dez) docentes de uma escola pública de um município da zona da mata mineira, que incluiu três momentos: aplicação de um questionário, realização de dinâmica e discussão a partir da descrição de um caso de aluno com deficiência. As atividades permitiram a manifestação dos professores sobre seu processo de formação, assim como reflexão sobre sua prática docente. Os resultados indicaram sentimento de insegurança dos professores frente a situações vivenciadas no processo de inclusão escolar e a necessidade de se incentivar o desenvolvimento de formação continuada
Abstract: -
Keywords: Inclusão
Deficiência
Formação de professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10878
Issue Date: 25-May-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.