https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10878
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
jorfinarodriguesgomes.pdf | 625.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Martins, Elita Betania de Andrade | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9432703757983593 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Juliana Célia de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6304884013075881 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Martins, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5253778782445993 | pt_BR |
dc.creator | Gomes, Jorfina Rodrigues | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-24T14:26:03Z | - |
dc.date.available | 2019-09-24 | - |
dc.date.available | 2019-09-24T14:26:03Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10878 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo foi conhecer a opinião de professores sobre seu processo formativo frente ao desafio da construção de uma escola inclusiva. Para isso, com base em leituras como Mantoan, (2003), Pletsch, (2009) e Vilaronga e Mendes, (2014), foi realizado um projeto de intervenção junto a 10 (dez) docentes de uma escola pública de um município da zona da mata mineira, que incluiu três momentos: aplicação de um questionário, realização de dinâmica e discussão a partir da descrição de um caso de aluno com deficiência. As atividades permitiram a manifestação dos professores sobre seu processo de formação, assim como reflexão sobre sua prática docente. Os resultados indicaram sentimento de insegurança dos professores frente a situações vivenciadas no processo de inclusão escolar e a necessidade de se incentivar o desenvolvimento de formação continuada | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Deficiência | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A percepção de professores sobre seu processo formativo frente ao desafio da construção de uma escola inclusiva | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.