Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10878
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jorfinarodriguesgomes.pdf625.82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Martins, Elita Betania de Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9432703757983593pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Juliana Célia de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6304884013075881pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5253778782445993pt_BR
dc.creatorGomes, Jorfina Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-24T14:26:03Z-
dc.date.available2019-09-24-
dc.date.available2019-09-24T14:26:03Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10878-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi conhecer a opinião de professores sobre seu processo formativo frente ao desafio da construção de uma escola inclusiva. Para isso, com base em leituras como Mantoan, (2003), Pletsch, (2009) e Vilaronga e Mendes, (2014), foi realizado um projeto de intervenção junto a 10 (dez) docentes de uma escola pública de um município da zona da mata mineira, que incluiu três momentos: aplicação de um questionário, realização de dinâmica e discussão a partir da descrição de um caso de aluno com deficiência. As atividades permitiram a manifestação dos professores sobre seu processo de formação, assim como reflexão sobre sua prática docente. Os resultados indicaram sentimento de insegurança dos professores frente a situações vivenciadas no processo de inclusão escolar e a necessidade de se incentivar o desenvolvimento de formação continuadapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA percepção de professores sobre seu processo formativo frente ao desafio da construção de uma escola inclusivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.