Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10876
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
janainaalvesdasilvaoliveira.pdf825.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estratégias pedagógicas para alfabetização do aluno com deficiência intelectual
Autor(es): Oliveira, Janaína Alves da Silva
Primeiro Orientador: Antunes, Katiuscia
Membro da banca: Santiago, Mylene Cristina
Membro da banca: Mendes, Rodrigo Geraldo
Resumo: O TCC aqui apresentado trata-se projeto de intervenção que teve como objetivo apontar e analisar estratégias pedagógicas para potencializar a aprendizagem e alfabetização dos alunos com deficiência intelectual. Um assunto importante, tendo em vista que aluno com deficiência intelectual apresenta grandes desafios para a comunidade escolar pois, muitas vezes os profissionais envolvidos nesse processo sentem-se despreparados para lidar com os desafios trazidos junto ao processo de aprendizagem já que torna-se necessário pensar em outras maneiras de se ensinar. O referencial teórico que embasou a pesquisa foram as discussões a respeito desse tema realizada por Garghetti; Medeiros; Nuernberg (2013) que trazem a reflexão que como a deficiência historicamente foi marcada por estigmas e preconceitos que vem sendo repensados ao longo do tempo. Como metodologia de intervenção foi proposto a utilização materiais construídos de acordo com métodos de alfabetização existentes. A base para a produção atividades utilizadas seria observando os métodos Multissensorial, Boquinhas e Abacada. Construindo assim novas possibilidades que perpassem pelos três. Com isso teremos materiais que estimulem os diversos sentidos para auxiliarem no processo de alfabetização
Abstract: -
Palavras-chave: Deficiência intelectual
Estratégias pedagógicas
Inclusão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10876
Data do documento: 25-Mai-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons