Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10876
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
janainaalvesdasilvaoliveira.pdf825.11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Antunes, Katiuscia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702849U5pt_BR
dc.contributor.referee1Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770233J2pt_BR
dc.contributor.referee2Mendes, Rodrigo Geraldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4477299D0pt_BR
dc.creatorOliveira, Janaína Alves da Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2329708Y7pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-24T14:17:10Z-
dc.date.available2019-09-23-
dc.date.available2019-09-24T14:17:10Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10876-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO TCC aqui apresentado trata-se projeto de intervenção que teve como objetivo apontar e analisar estratégias pedagógicas para potencializar a aprendizagem e alfabetização dos alunos com deficiência intelectual. Um assunto importante, tendo em vista que aluno com deficiência intelectual apresenta grandes desafios para a comunidade escolar pois, muitas vezes os profissionais envolvidos nesse processo sentem-se despreparados para lidar com os desafios trazidos junto ao processo de aprendizagem já que torna-se necessário pensar em outras maneiras de se ensinar. O referencial teórico que embasou a pesquisa foram as discussões a respeito desse tema realizada por Garghetti; Medeiros; Nuernberg (2013) que trazem a reflexão que como a deficiência historicamente foi marcada por estigmas e preconceitos que vem sendo repensados ao longo do tempo. Como metodologia de intervenção foi proposto a utilização materiais construídos de acordo com métodos de alfabetização existentes. A base para a produção atividades utilizadas seria observando os métodos Multissensorial, Boquinhas e Abacada. Construindo assim novas possibilidades que perpassem pelos três. Com isso teremos materiais que estimulem os diversos sentidos para auxiliarem no processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEstratégias pedagógicas para alfabetização do aluno com deficiência intelectualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons