https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10876
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
janainaalvesdasilvaoliveira.pdf | 825.11 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Antunes, Katiuscia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702849U5 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santiago, Mylene Cristina | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770233J2 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mendes, Rodrigo Geraldo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4477299D0 | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Janaína Alves da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2329708Y7 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-24T14:17:10Z | - |
dc.date.available | 2019-09-23 | - |
dc.date.available | 2019-09-24T14:17:10Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10876 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O TCC aqui apresentado trata-se projeto de intervenção que teve como objetivo apontar e analisar estratégias pedagógicas para potencializar a aprendizagem e alfabetização dos alunos com deficiência intelectual. Um assunto importante, tendo em vista que aluno com deficiência intelectual apresenta grandes desafios para a comunidade escolar pois, muitas vezes os profissionais envolvidos nesse processo sentem-se despreparados para lidar com os desafios trazidos junto ao processo de aprendizagem já que torna-se necessário pensar em outras maneiras de se ensinar. O referencial teórico que embasou a pesquisa foram as discussões a respeito desse tema realizada por Garghetti; Medeiros; Nuernberg (2013) que trazem a reflexão que como a deficiência historicamente foi marcada por estigmas e preconceitos que vem sendo repensados ao longo do tempo. Como metodologia de intervenção foi proposto a utilização materiais construídos de acordo com métodos de alfabetização existentes. A base para a produção atividades utilizadas seria observando os métodos Multissensorial, Boquinhas e Abacada. Construindo assim novas possibilidades que perpassem pelos três. Com isso teremos materiais que estimulem os diversos sentidos para auxiliarem no processo de alfabetização | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject | Estratégias pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Estratégias pedagógicas para alfabetização do aluno com deficiência intelectual | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License