Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10876
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
janainaalvesdasilvaoliveira.pdf825.11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Estratégias pedagógicas para alfabetização do aluno com deficiência intelectual
Author: Oliveira, Janaína Alves da Silva
First Advisor: Antunes, Katiuscia
Referee Member: Santiago, Mylene Cristina
Referee Member: Mendes, Rodrigo Geraldo
Resumo: O TCC aqui apresentado trata-se projeto de intervenção que teve como objetivo apontar e analisar estratégias pedagógicas para potencializar a aprendizagem e alfabetização dos alunos com deficiência intelectual. Um assunto importante, tendo em vista que aluno com deficiência intelectual apresenta grandes desafios para a comunidade escolar pois, muitas vezes os profissionais envolvidos nesse processo sentem-se despreparados para lidar com os desafios trazidos junto ao processo de aprendizagem já que torna-se necessário pensar em outras maneiras de se ensinar. O referencial teórico que embasou a pesquisa foram as discussões a respeito desse tema realizada por Garghetti; Medeiros; Nuernberg (2013) que trazem a reflexão que como a deficiência historicamente foi marcada por estigmas e preconceitos que vem sendo repensados ao longo do tempo. Como metodologia de intervenção foi proposto a utilização materiais construídos de acordo com métodos de alfabetização existentes. A base para a produção atividades utilizadas seria observando os métodos Multissensorial, Boquinhas e Abacada. Construindo assim novas possibilidades que perpassem pelos três. Com isso teremos materiais que estimulem os diversos sentidos para auxiliarem no processo de alfabetização
Abstract: -
Keywords: Deficiência intelectual
Estratégias pedagógicas
Inclusão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10876
Issue Date: 25-May-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons