Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10874
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
jessicabarbosaandrioni.pdf7.73 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Elaboração de recursos auxiliares na compreensão de conceitos para alunos cegos na educação profissional
Autor(es): Andrioni, Jéssica Barbosa
Orientador: Nobre, Luciane Aparecida
Miembros Examinadores: Almeida, Neil Franco Pereira de
Miembros Examinadores: Castro, Sebastião Luiz Petronilho de
Resumo: Este projeto de intervenção pedagógica foi desenvolvido em urna instituição de educação profissional entre os meses de março e abril de 2019 com o objetivo de pesquisar e elaborar recursos pedagógicos auxiliares para a compreensão de conceitos na educação profissional de um aluno cego do curso técnico em Administração. Esse estudo é importante devido ao número de pessoas com deficiência ou necessidades educacionais específicas que estão ingressando no âmbito educacional/técnico com objetivo de obter conhecimentos específicos de determinadas áreas para poderem se inserir no mercado de trabalho. Além disso, observamos a necessidade de orientar os professores sobre como atender a estes alunos de forma a promover um ensino significativo e que desenvolva seu conhecimento e autonomia. Após um diagnóstico realizado com a professora foram produzidos para a disciplina Marketing das Organizações, representações da hierarquia das necessidades de Maslow, Matriz de Análise SWOT e adaptação da dinâmica da "Rua Maluca". Em seguida, os recursos foram utilizados em sala de aula e, posteriormente, foram realizadas avaliações orais e escritas sobre os temas abordados, constatando-se que o objetivo de aprendizagem foi alcançado. Este estudo traz possíveis contribuições para a formação de professores no que tange a necessidade de pensar no seu aluno, refletindo sobre corno ele aprende, corno ele vê o mundo e como se vê no mundo. Tais reflexões são importantes para que seja oferecida ao aluno uma educação de qualidade, acessível e que, por fim, o ajude a atingir seus objetivos. Através dessas reflexões o professor deve viabilizar recursos necessários para enriquecer a aprendizagem, fazendo com que os alunos se interessem pela aula, compreendam o terna e desenvolvam suas competências e habilidades
Resumen : -
Palabras clave : Recursos didáticos
Educação profissional
Aluno cego
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10874
Fecha de publicación : 25-may-2019
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons