Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10874
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
jessicabarbosaandrioni.pdf7.73 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Nobre, Luciane Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Neil Franco Pereira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Sebastião Luiz Petronilho de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorAndrioni, Jéssica Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-24T14:11:59Z-
dc.date.available2019-09-24-
dc.date.available2019-09-24T14:11:59Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10874-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste projeto de intervenção pedagógica foi desenvolvido em urna instituição de educação profissional entre os meses de março e abril de 2019 com o objetivo de pesquisar e elaborar recursos pedagógicos auxiliares para a compreensão de conceitos na educação profissional de um aluno cego do curso técnico em Administração. Esse estudo é importante devido ao número de pessoas com deficiência ou necessidades educacionais específicas que estão ingressando no âmbito educacional/técnico com objetivo de obter conhecimentos específicos de determinadas áreas para poderem se inserir no mercado de trabalho. Além disso, observamos a necessidade de orientar os professores sobre como atender a estes alunos de forma a promover um ensino significativo e que desenvolva seu conhecimento e autonomia. Após um diagnóstico realizado com a professora foram produzidos para a disciplina Marketing das Organizações, representações da hierarquia das necessidades de Maslow, Matriz de Análise SWOT e adaptação da dinâmica da "Rua Maluca". Em seguida, os recursos foram utilizados em sala de aula e, posteriormente, foram realizadas avaliações orais e escritas sobre os temas abordados, constatando-se que o objetivo de aprendizagem foi alcançado. Este estudo traz possíveis contribuições para a formação de professores no que tange a necessidade de pensar no seu aluno, refletindo sobre corno ele aprende, corno ele vê o mundo e como se vê no mundo. Tais reflexões são importantes para que seja oferecida ao aluno uma educação de qualidade, acessível e que, por fim, o ajude a atingir seus objetivos. Através dessas reflexões o professor deve viabilizar recursos necessários para enriquecer a aprendizagem, fazendo com que os alunos se interessem pela aula, compreendam o terna e desenvolvam suas competências e habilidadespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectAluno cegopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleElaboração de recursos auxiliares na compreensão de conceitos para alunos cegos na educação profissionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons