https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10874
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
jessicabarbosaandrioni.pdf | 7.73 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Nobre, Luciane Aparecida | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Neil Franco Pereira de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Castro, Sebastião Luiz Petronilho de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Andrioni, Jéssica Barbosa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-24T14:11:59Z | - |
dc.date.available | 2019-09-24 | - |
dc.date.available | 2019-09-24T14:11:59Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10874 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este projeto de intervenção pedagógica foi desenvolvido em urna instituição de educação profissional entre os meses de março e abril de 2019 com o objetivo de pesquisar e elaborar recursos pedagógicos auxiliares para a compreensão de conceitos na educação profissional de um aluno cego do curso técnico em Administração. Esse estudo é importante devido ao número de pessoas com deficiência ou necessidades educacionais específicas que estão ingressando no âmbito educacional/técnico com objetivo de obter conhecimentos específicos de determinadas áreas para poderem se inserir no mercado de trabalho. Além disso, observamos a necessidade de orientar os professores sobre como atender a estes alunos de forma a promover um ensino significativo e que desenvolva seu conhecimento e autonomia. Após um diagnóstico realizado com a professora foram produzidos para a disciplina Marketing das Organizações, representações da hierarquia das necessidades de Maslow, Matriz de Análise SWOT e adaptação da dinâmica da "Rua Maluca". Em seguida, os recursos foram utilizados em sala de aula e, posteriormente, foram realizadas avaliações orais e escritas sobre os temas abordados, constatando-se que o objetivo de aprendizagem foi alcançado. Este estudo traz possíveis contribuições para a formação de professores no que tange a necessidade de pensar no seu aluno, refletindo sobre corno ele aprende, corno ele vê o mundo e como se vê no mundo. Tais reflexões são importantes para que seja oferecida ao aluno uma educação de qualidade, acessível e que, por fim, o ajude a atingir seus objetivos. Através dessas reflexões o professor deve viabilizar recursos necessários para enriquecer a aprendizagem, fazendo com que os alunos se interessem pela aula, compreendam o terna e desenvolvam suas competências e habilidades | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Aluno cego | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Elaboração de recursos auxiliares na compreensão de conceitos para alunos cegos na educação profissional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License