Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10874
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jessicabarbosaandrioni.pdf7.73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Elaboração de recursos auxiliares na compreensão de conceitos para alunos cegos na educação profissional
Author: Andrioni, Jéssica Barbosa
First Advisor: Nobre, Luciane Aparecida
Referee Member: Almeida, Neil Franco Pereira de
Referee Member: Castro, Sebastião Luiz Petronilho de
Resumo: Este projeto de intervenção pedagógica foi desenvolvido em urna instituição de educação profissional entre os meses de março e abril de 2019 com o objetivo de pesquisar e elaborar recursos pedagógicos auxiliares para a compreensão de conceitos na educação profissional de um aluno cego do curso técnico em Administração. Esse estudo é importante devido ao número de pessoas com deficiência ou necessidades educacionais específicas que estão ingressando no âmbito educacional/técnico com objetivo de obter conhecimentos específicos de determinadas áreas para poderem se inserir no mercado de trabalho. Além disso, observamos a necessidade de orientar os professores sobre como atender a estes alunos de forma a promover um ensino significativo e que desenvolva seu conhecimento e autonomia. Após um diagnóstico realizado com a professora foram produzidos para a disciplina Marketing das Organizações, representações da hierarquia das necessidades de Maslow, Matriz de Análise SWOT e adaptação da dinâmica da "Rua Maluca". Em seguida, os recursos foram utilizados em sala de aula e, posteriormente, foram realizadas avaliações orais e escritas sobre os temas abordados, constatando-se que o objetivo de aprendizagem foi alcançado. Este estudo traz possíveis contribuições para a formação de professores no que tange a necessidade de pensar no seu aluno, refletindo sobre corno ele aprende, corno ele vê o mundo e como se vê no mundo. Tais reflexões são importantes para que seja oferecida ao aluno uma educação de qualidade, acessível e que, por fim, o ajude a atingir seus objetivos. Através dessas reflexões o professor deve viabilizar recursos necessários para enriquecer a aprendizagem, fazendo com que os alunos se interessem pela aula, compreendam o terna e desenvolvam suas competências e habilidades
Abstract: -
Keywords: Recursos didáticos
Educação profissional
Aluno cego
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10874
Issue Date: 25-May-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons